Blog

Benefícios da castração para os pets

  1. 07 ago 2018
  2. 3445
Benefícios da castração para os pets

Quando se pensa em castração de cães, gatos e coelhos, a primeira coisa que se pensa é evitar as ninhadas indesejadas. Só que por trás desse tipo de procedimento está uma série de benefícios para os animais de estimação. 

A solução protege os pets de inúmeras moléstias como o câncer de mama, doenças uterinas, transmissíveis ou complicações na gravidez. Sem contar questões de comportamento, como as brigas para delimitar território ou por parceiros sexuais.

Veja abaixo uma lista de doenças que a castração dos pets ajuda a evitar:

Câncer de mama

Cadelas e gatas são suscetíveis ao câncer de mama. O câncer atinge as glândulas mamárias, e é fatal para metade das cadelas e para 9 entre 10 gatas que desenvolvem a doença. A cirurgia de castração reduz drasticamente o risco de câncer mamário, já que os ovários, que produzem estrogênio, são removidos. 

Cistos também podem se desenvolver quando uma fêmea não foi castrada. Embora benignos, cistos podem causar irritação ou inflamação das vias mamárias, causando problemas de saúde adicionais.

Doenças uterinas

Entre 50% e 80% das espécies de coelhos desenvolvem adenocarcinoma uterino, uma forma de câncer de útero, depois dos quatro anos de idade. 

A piometra, uma doença incômoda que enche o útero com pus, pode se desenvolver em uma cadela, gata ou coelha não castrada. A castração elimina a possibilidade de desenvolver ambas as doenças.

Doenças glandulares

Gatos machos não castrados desenvolvem hiperplasia da glândula da cauda. Embora não seja fatal, a secreção gordurosa é difícil de limpar e pode se transformar em um agente irritante. 

O animal pode desenvolver irritações na boca e língua ao tentar aliviar a pressão e secreção usando a lambida. Quando secreções glandulares sofrem impacto, podem ocorrer infecções da glândula anal. Essa doença não aparece em gatos castrados.

Câncer de testículo

A cirurgia de castração remove os testículos de um cão, gato ou coelho. O câncer de testículo e de próstata pode afligir cães não castrados. 

O risco reduzido em cães castrados não é devido à ausência de tecido, mas devido à eliminação dos hormônios que promovem o surgimento destas doenças.

Doenças transmissíveis

Fêmeas no cio muitas vezes vagam em busca de um companheiro. A tendência que animais machos têm de tentar escapar pela mesma razão ocorre durante todo o ano. Um animal doméstico que vagueia em áreas desconhecidas tem maior chance de contrair uma doença de animais abandonados e selvagens. 

Uma vez que os machos não castrados podem ser agressivos com outros de sua espécie quando as fêmeas estão presentes, o risco de contrair doenças transmitidas por mordidas e arranhões aumenta. Exemplos de tais doenças incluem a leucemia felina, gripe, cinomose e raiva.

Complicações da gravidez

A gravidez é arriscada para muitos animais de estimação, especialmente para as raças de tamanho diminuto, ou quando os filhotes herdaram seu tamanho de um pai substancialmente maior. 

Cadelas podem morrer quando o parto não é supervisionado e se o canal do parto for muito pequeno, ou podem precisar ser submetidas a uma cesárea de risco que pode comprometer outros órgãos ou causar uma infecção interna. Ao castrar seu animal de estimação, o risco da gravidez e de suas complicações é eliminado.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X