Blog

Março Amarelo

  1. 04 mar 2022
  2. 3782
Março Amarelo

O mês de março foi escolhido para conscientizar e divulgar mais informações aos tutores/proprietários/responsáveis sobre a doença renal crônica nos pets. Esta enfermidade é progressiva e silenciosa e, por isso, muitas vezes, diagnosticada em estágios mais avançados.

A doença renal crônica é mais comum em animais de meia idade a idosos, porém há aqueles  que, mesmo jovens, já apresentam esta patologia. Nestes, a progressão da enfermidade tende  a ser mais rápida e severa. 

Devido ao seu caráter crônico, não possui cura, apenas há tratamentos para reduzir sua  velocidade de progressão, minimizar os sinais clínicos e manter a qualidade de vida do pet. 

Sinais como aumento do volume urinário e consequente aumento da ingestão de água,  coloração da urina muito clara ou praticamente sem cor, redução do apetite, emagrecimento  progressivo, vômitos, prostração, são indícios de que seu pet possa estar com alguma alteração renal. 

Após o diagnóstico, esses pacientes necessitam de acompanhamento, de preferência, por um  profissional especializado nesta área, pois há diversas alterações que precisarão ser corrigidas e  monitoradas tais como mudanças na dieta, controle de pressão arterial, estímulo à ingestão  hídrica, anemia, desbalanços eletrolíticos, dentre outros. 

A realização de check-up periódico por meio de exames de sangue, exames de imagem e urina,  torna-se fundamental para que a doença renal crônica seja diagnosticada no início e, com isso,  o tratamento seja instituído, reduzindo-se os danos. 

A ingestão de água, independente da idade do seu pet, é uma grande aliada para ajudá-lo a  prevenir e tratar as desordens associadas ao sistema urinário. Espalhe vasilhas de água pela  casa, pelo menos, 1 por cômodo. Sempre ofereça água fresca e filtrada. Frutas como o melão e  melancia, são ricas em água e podem ser oferecidas como petiscos ou sucos naturais.  

Para os felinos, use diariamente a alimentação úmida (patês ou sachês), sempre acrescentando  mais água no caldinho e assim, aumentando a hidratação do seu bichano.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X