Blog

Os riscos dos doces na dieta dos pets

  1. 30 set 2021
  2. 2417
Os riscos dos doces na dieta dos pets

Se você é daqueles tutores que costumam oferecer aos pets o que sobra no prato do almoço ou do jantar, tenha muito cuidado, principalmente se o alimento for doce. Com essa atitude, você coloca o seu animal de estimação em risco, pois o consumo de açúcar pode causar uma série de problemas.

Na verdade, doces, chocolates e bolo são alimentos que não devem fazer parte da dieta dos pets. O açúcar, assim como acontece para os seres humanos, pode trazer inúmeros problemas, como sobrepeso, obesidade e rejeição futura de outros alimentos adequados para a saúde do animal.

Claro que consumir alimentos com sabor adocicado é uma questão quase irresistível. No caso dos pets, a melhor receita é optar pelo açúcar existente em fontes naturais como as frutas como mamão e maçã. Neste caso, evite o consumo de uvas.

Outra alternativa é oferecer para o seu animal vegetais como cenoura ou batata-doce. Nunca é demais dizer que tanto frutas quanto vegetais costumam integrar a lista de ingredientes de muitas rações, com uma quantidade bem balanceada.

O consumo de alimentos doces pode provocar problemas dentários para os pets. Isto porque esse tipo de alimento ajuda a aumentar a fermentação na boca. Ou seja, gera um ambiente adequado para a proliferação das bactérias que vivem na boca.

Um dos riscos é a formação de tártaro, uma placa bacteriana junto ao espaço entre os dentes, a gengiva e a língua dos cachorros. Esta placa se desenvolve gradualmente e, uma vez formada, só pode ser retirada por especialistas. O resultado final é a formação de cáries.

Os doces também oferecem carboidratos além do necessário. O volume extra de carboidratos se deposita gradualmente no organismo como uma espécie de estoque de energia para os tempos de pouco alimento.

O sobrepeso traz uma série de perigos para os animais de estimação. A lista inclui a dificuldade para fazer exercícios e problemas cardiorrespiratórios, entre muitos outros.

Por todos os riscos que trazem, os doces devem fazer parte da lista vermelha de alimentos que não se devem oferecer aos pets. Então, se você tem a mania de dar guloseimas para o seu cão ou gato, tome cuidado, pois este ato, imaginado como carinho, na verdade é um grande perigo. 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X