Blog

Quem é mais inteligente, o cão ou o gato?

  1. 19 out 2021
  2. 2400
Quem é mais inteligente, o cão ou o gato?

Algumas pessoas estão mais acostumadas com a companhia dos cachorros, enquanto outras preferem ter gatos como companheiros. Podemos concordar em um ponto: esses dois animais são muito inteligentes. Mas será que um deles é mais inteligente que o outro? Alguns especialistas se concentraram em estudos que têm como premissa justamente responder a essa questão.

Uma pesquisadora especializada em cognição canina do Barnard College, em Nova York, diz que os estudos nessa área buscam identificar diversos aspectos cognitivos, não a inteligência em si.

“Perguntar se um cachorro é mais esperto do que um gato é como perguntar se um martelo é uma ferramenta melhor do que uma chave de fenda. Depende para o que foi projetada”, argumenta a pesquisadora Alexandra Horowitz.

Um estudo da Universidade do Arizona com mais de 550 espécies de animais (pássaros, macacos, cães etc) buscou entender se o tamanho do cérebro tinha alguma influência direta sobre a inteligência dos serem avaliados. O estudo cruzado de espécies mostrou que quanto maior o cérebro de um animal, mais autocontrole eles têm.

Em um dos raros estudos comparando diretamente cães e gatos, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa entre a capacidade da espécie de encontrar comida escondida seguindo algumas dicas, como pessoas apontando, por exemplo.

A conclusão que se tira é que cães e gatos são inteligentes no mesmo nível, mas de maneiras diferentes, dentro de suas habilidades inatas.
 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X