Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Ter um animal de estimação em casa, para muita gente, é uma alegria que não tem tamanho. Não é à toda que, nas casas brasileiras, vivem 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos, segundo números de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Só que, principalmente no caso de cães e gatos, nem sempre a convivência com vizinhos ou com as pessoas em ambientes públicos, como a praia, é pacífica. Para evitar problemas, o tutor precisa ficar atento a algumas regras básicas.
Abaixo, listamos 9 delas. Isso pode ser um bom começo para uma plena harmonia entre tutores, vizinhos, terceiros e, claro, os nossos queridos pets. Confira:
01 - Sempre que sair do apartamento, o seu animal deve estar acompanhado pelo dono ou alguém de confiança, e preso por guias apropriadas e com focinheira, se necessário.
02 - Utilize sempre que estiver com ele o elevador de serviço ou a escada.
03 - Providencie a limpeza imediata e assuma a responsabilidade, caso o seu animal urine ou evacue em área comum.
04 - Mantenha o seu animal periodicamente vacinado contra as doenças, sejam elas transmissíveis ao homem ou não.
05 - Promova a sua higiene regularmente evitando que exale mau cheiro.
06 - Forneça a ele uma alimentação adequada.
07 - Leve-o para passear diariamente para evitar que sofra de estresse e, com isso, passe a latir demasiadamente.
08 - Proceda de acordo com uma posse responsável, ou seja, atendendo a todos estes pré-requisitos, a fim de que tenha o direito de argumentar em favor de seu animal de estimação, caso alguém manifeste posição contrária à permanência dele no condomínio.
09 - É proibida a circulação ou permanência de animais nas praias, independente de horário ou porte do animal.