Blog

5 benefícios para você não deixar de passear com o seu pet

  1. 19 fev 2021
  2. 1473
5 benefícios para você não deixar de passear com o seu pet

Quem tem cães agitados dentro de casa, daqueles que sobem no sofá ou roem pernas de mesa, por exemplo, sabe muito bem os benefícios dos passeios diários. A atividade, que deve ser marcada como rotina do tutor, vai muito além de o pet fazer suas necessidades fisiológicas.

Com os passeios rotineiros, todos ganham, principalmente, os animais domésticos, que aproveitam o momento para gastar energia e praticar exercícios. Mas os passeios trazem outros importantes benefícios para eles. Conheça cinco deles, além dos dois já citados:

01 - Aflora o instinto natural do cão

Sabe quando seu cachorro cheira todos os lugares possíveis durante o passeio? Essa é uma característica natural dos caninos. O olfato é a melhor forma de conhecerem o mundo, um instinto herdado dos seus antepassados. Cães precisam conhecer novos lugares e cheiros a todo momento. 
Se você mora em uma casa com quintal, pode ajudar, mas ainda assim é importante que tenham a experiência de um novo contato com algo desconhecido.

02 - Deixa o cachorro menos ansioso e estressado

Se engana quem pensa que os caninos não podem ter problemas psicológicos. Um dos fatores que mais causa ansiedade e estresse no cachorro é justamente a falta de atividades físicas. Cães precisam de estímulos diários e o passeio é uma forma de deixá-los mais tranquilos e felizes. Vale lembrar que eles também precisam brincar e receber carinho, combinado?!

03 - Socialização com humanos e outros animais

A socialização é um processo que determinará muitos comportamentos do seu cachorro. Geralmente, começa ainda na fase de filhote, quando o cãozinho é apresentado a outros animais, pessoas, barulhos e movimentos. Isso precisa continuar quando o cachorro é adulto: é uma garantia de relações saudáveis com tudo que esteja ao seu redor e evita o desenvolvimento de comportamentos agressivos, medos e traumas. 
Uma forma muito legal de promover a socialização é levando seu bichinho em parques de cachorros (que sejam fechados e seguros): ele vai pular, correr e brincar bastante com outros cães.

4 - Cria vínculos com o tutor

O passeio é um momento muito especial para um tutor e seu cãozinho. Uma chance de estreitar vínculos e, até mesmo, criar uma relação de mais obediência, confiança e controle. É muito importante que o seu cachorro tenha você como um líder: portanto, não deixe que ele guie o passeio. 
Mas, você também precisa dar a atenção que ele merece durante as caminhadas. Deixe o celular em casa e aproveite esse momento com seu amigo de quatro patas.

5 - Marcar território

O seu cachorro não marca território na rua por acaso: essa é uma forma de comunicação entre os caninos. Cada cãozinho tem um cheiro de urina único e isso permite mostrar que tem a dominância daquele espaço, identificar os mais submissos e, no caso das fêmeas, avisar para os machos que estão no cio.

com informações do Patas&Casa
 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X