Blog

Acupuntura como alternativa no tratamento dos pets

  1. 01 jun 2018
  2. 2345
Acupuntura como alternativa no tratamento dos pets

A alternativa não é nova, pelo contrário, carrega a tradição milenar chinesa, mas ganha espaço no tratamento de doenças e dores físicas de cães e gatos. Uma série de problemas já são tratados com a acupuntura, como os neurológicos e articulares, doenças endócrinas, alérgicas, problemas de pele, comportamentais e até mesmo o câncer.

O tratamento a base de agulhas, que busca equilibrar o yin e o yang, conforme a medicina tradicional chinesa, investe na harmonia do corpo para a resolução das doenças. A acupuntura veterinária possui os mesmos princípios da terapia usada nos seres humanos, com a aplicação das agulhas em pontos específicos do corpo para estimular as terminações nervosas na pele e em outros tecidos.

Segundo os veterinários, o principal objetivo do tratamento é proporcionar uma melhor qualidade de vida para o animal, que na maioria das vezes perdeu algum tipo de movimento ou então está com dor. Os resultados, normalmente, são rápidos, podendo aparecer logo no primeiro mês de tratamento, dependendo da doença do animal.

O tratamento via acupuntura é indicado para qualquer animal doméstico, independente da idade, pois a técnica procura ver o corpo como um todo, e não apenas como uma dor ou problema localizado. 

Hoje, na maioria das vezes, a acupuntura é recomendada quando o animal tem um problema na coluna e para de andar, como em efeitos provocados pela Cinomose.  Os veterinários explicam que o tratamento não é doloroso para os animais, uma vez que as agulhas são aplicadas nos pontos nervosos específicos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X