Agressividade canina em questão

1. 14 set 2016
Agressividade canina em questão

Latidos constantes, dentes expostos, olhares ameaçadores para as pessoas... Esses sinais revelam o comportamento agressivo dos cães, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. O tutor precisa ficar atento a tais sinais para evitar situações indesejadas e prevenir acidentes.

O principal é a falta de socialização. É importante socializar um cão e fazer com que ele interaja com outros cães e pessoas de forma gentil e saudável. O ideal é iniciar a socialização com o cão ainda filhote, essa é a forma mais fácil de evitar que você tenha problemas no futuro, e também a melhor maneira de criar vínculo e passar algumas regras básicas de boa educação para o seu cão.

No entanto, isso não se aplica apenas a filhotes. Cães adultos também podem e devem ser socializados. Expor o cão a diversos ambientes, caminhadas diárias e fazer com que ele tenha contato e interaja com outras pessoas e outros animais faz com que ele se acostume e aprecie a presença deles. A maior parte dos cães agressivos tem como principal causa um tipo de agressividade que chamamos de “agressividade lúdica” com as brincadeiras que podem tornar o animal mais violento.

A agressividade canina também pode ser fruto de alguma doença. A Cinomose, por exemplo, é uma doença que deixa várias sequelas, causando principalmente danos neurológicos nos cães, e pode ser a causa em alguns casos de agressividade. Animais de todas as idades podem ser acometidos por essa doença, por isso, é extremamente importante manter em ordem a vacinação do seu cão.Outras patologias são estresse, ansiedade e fobias como o medo de barulho, por exemplo.

O fator genético também gera influências no comportamento animal. Alguns cães nascem com uma pré-disposição genética à agressividade. Embora sejam excelentes cães de companhia, cães das raças Rottweiler, Pastor Alemão e Doberman, por exemplo, são criados no intuito de exercerem quando adultos o papel de cães de guarda.

Saídas contra a agressividade

A maioria dos casos de agressividade tem solução. O primeiro passo é socializar. Passear com o seu cão em parques é uma ótima forma de iniciar esse trabalho. Fazer com que visitas e pessoas próximas interajam de forma segura com o cão faz com que o animal veja essas pessoas com mais carinho e apreço.

Torne o ambiente da casa mais agradável para o cão. Coloque brinquedos, interaja de forma calma e mostre o seu carinho por ele. O tempo todo busque ter atos de carinho com o seu animal, pois isso vai ajudar a controlar o comportamento agressivo dele.