Alerta contra viroses que afetam os cães no frio

1. 16 jul 2018
Alerta contra viroses que afetam os cães no frio

Os tutores precisam ficar em estado de alerta nesta época do ano, marcada por temperaturas mais baixas. A variação de temperatura abre espaço para a proliferação de uma série de viroses, entre as quais a Tosse dos Canis e a Cinomose. E a atenção deve ser redobrada no caso dos cães filhotes.

Antes do vigésimo primeiro dia da última dose da vacinação no filhote, devemos ter o máximo de cuidado com ele. Independente que seja um cão de raça ou sem raça,  não é aconselhável levá-lo em Pet Shop, muito menos deixá-lo em contato com o ambiente físico de clínicas ou consultórios veterinários.

Tosse dos Canis

Essa doença, cujo nome é Traqueobronquite Infecciosa, ataca o sistema respiratório dos cachorros. O problema aparece, em maior frequência, quando há mudanças bruscas de temperatura. Um cão com Tosse dos Canis parece que está engasgado, esse é o sintoma clássico dessa virose. Nesse caso, faça o tratamento de imediato, pois acaso ela não seja tratada, a simples infecção poderá se transformar em uma pneumonia complicando a doença.

O tratamento dessa enfermidade é fácil e rápido. O medicamento para a cura é a base de ‘azitromicina’ (no máximo cinco dias o sintoma desaparece). Agora se o tratamento for a base de ‘amoxilina’, além de ser demorado, ele não é tão eficaz.

Cinomose

Essa é a pior das viroses, que ocorre em maior partes das vezes em filhotes. É quase impossível curá-la e, quando, conseguimos a cura, essa doença poderá deixar marcas para sempre no cão afetado, como sequelas neurológicas e cegueira.

Se um filhote infectado com a Cinomose estiver com outros filhotes que não estão totalmente imunizados, pode ter certeza que será difícil um indíviduo desse grupo não manifestar essa virose. Nesse caso, não é aconselhado tirar os animais sadios desse local, os colocando em outro ambiente, pois com isso, poderá contaminar a outra área.