Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
A temperatura normal dos cães e gatos é entre 38 e 39 °C, o que significa que se está sete graus lá fora eles vão precisar queimar muita energia para manter o corpo 31 graus mais quente. Um estudo da Universidade de Liverpool publicado, há cinco anos, provou que os gatos comem 15% a mais no inverno.
Isso acontece, segundo os pesquisadores, porque além da queima de calorias para manter o calor, no verão os gatos ficam mais “moles” e tendem a fazer menos exercícios, então por consequência estão mais ativos no inverno, as brincadeiras duram mais tempo e eles gastam ainda mais energia.
Se seu gato tem ração à vontade, só certifique-se de que o prato esteja sempre cheio. Mas se ele come quantidades limitadas, aumente as porções ou a frequência da alimentação.
Com os cães não é muito diferente, principalmente aqueles que passam muito tempo no quintal e mais expostos ao frio. Esses devem receber alimentação extra.
Mas com os que ficam exclusivamente dentro de casa pode acontecer o contrário – muitos cachorros de apartamento podem dar uma de urso e parecer que estão hibernando no inverno.
Assim como a gente, eles podem preferir passar o dia preguiçando debaixo da coberta e só sair para comer – nesse caso, alguns comem até menos (mas você não precisa diminuir a quantidade).
Outro cuidado especial no inverno é a quantidade de água que eles ingerem. Como nós, eles muitas vezes bebem menos água quando está frio, o que é especialmente perigoso não só por risco de desidratação mas porque pode enfraquecer o sistema imunológico.
Recomenda-se ter mais de uma vasilha de água pela casa, colocadas no caminho do pet ou em seus lugares preferidos para incentivá-lo a beber mais.
E se você mora em uma região realmente fria, preste atenção à temperatura da água. Como o metal é um condutor térmico, prefira vasilhas de cerâmica grossas que isolam o frio do ambiente. Além disso, uma vasilha mais escura ajuda a absorver o calor do sol e evitar que a água fique congelante.