Blog

Aprenda a combater os carrapatos que atacam seu pet

  1. 14 out 2020
  2. 1317
Aprenda a combater os carrapatos que atacam seu pet

Por mais que você tenha todo o cuidado do mundo, não tem jeito. Uma hora precisa combater os carrapatos, um dos temíveis inimigos dos pets. Cuidar do ambiente para evitar a infestação e utilizar os produtos certos para combater esses parasitas estão na lista da receita dos tutores.

Mas aí vai uma boa pergunta: você sabe quais são a ferramentas certas para entrar nessa guerra? Isso é muito necessário, pois o processo de limpeza e higienização do ambiente pode levar um tempo, o que, na maioria das vezes, acaba contribuindo para a proliferação dos carrapatos.

Veja agora alguns dicas, preparadas pelo site Meu Pet, da Bayer, para enfrentar esses inimigos de frente:

Tenha as ferramentas certas por perto

A primeira coisa a fazer para começar o processo de remoção de carrapato é ter uma ferramenta apropriada para isso, que tenha sido desenvolvida para ajudá-lo a remover os carrapatos de forma integral, sem rompê-los.

Se você não tiver uma pinça apropriada para remover os carrapatos, é importante levar seu cão ao Médico Veterinário ou, se isso não for uma possibilidade, faça o que for possível com as ferramentas que você tem à mão. Nesse caso, você pode utilizar uma pinça comum.

Sempre use luvas ao lidar com carrapatos, pois eles são transmissores de doenças.

Por fim, tenha um recipiente com tampa no qual você possa colocar o carrapato depois de removê-lo.

Mantenha seu cão calmo e relaxado

Só tente remover um carrapato quando seu cão estiver calmo. Espere até que ele fique imóvel o bastante para que você possa pegar o carrapato com a pinça. Se você tentar arrancá-lo muito rapidamente, pode romper o carrapato ainda fixo à pele do cão, e provocar infecções. Será mais fácil remover o carrapato inteiro se o seu cão estiver imóvel. Um osso ou biscoitinho poderá ajudar o cão a se manter ocupado enquanto você lida com o carrapato.

Exponha o carrapato

• Mãos abrindo o pelo do cachorro expondo o carrapato.

• Divida os pelos do cão cuidadosamente ao redor do carrapato e segure-os rente à pele com uma mão, deixando a outra mão livre para remover o carrapato. 

• Realize este passo com calma para garantir a remoção. Como o carrapato já se fixou ao seu cão, ele provavelmente se manterá no local e não se moverá mesmo depois de exposto.

• Use uma ferramenta de remoção de carrapatos para torcer e retirar o carrapato do seu cão. Em alguns países, existe uma ferramenta de remoção de carrapatos desenvolvida especificamente para esse fim, mas como no Brasil ela não existe, você pode utilizar a pinça comum ou buscar ajuda do seu médico veterinário.

Siga essas dicas:

• Posicione o gancho da pinça contra a pele do seu pet, ao lado do carrapato.

• Cuidadosamente deslize por baixo do carrapato, prendendo o carrapato na parte estreita do gancho.

• Delicadamente, puxe a pinça da pele fazendo um movimento de torção, removendo o carrapato.

• Higienize o local da picada do carrapato

• Limpe delicadamente a área afetada no cão com um antisséptico.

Livre-se do carrapato

Coloque o carrapato em um pote com tampa ou recipiente que possa ser fechado hermeticamente e guarde-o para mostrar ao médico veterinário. Lave a pinça com desinfetante e guarde-a para futuros usos. Jogue fora as luvas e lave suas mãos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X