Blog

Arte de conviver com filhotes de pets

  1. 31 Jul 2020
  2. 679
Arte de conviver com filhotes de pets

Conviver com um novo ser dentro de casa nem sempre é uma tarefa fácil. Existe todo um processo de conhecimento, cultura e adaptação. Isso também acontece no caso dos pets, sobretudo, quando eles chegam filhotes para um novo ambiente.

Nessa hora de início de relacionamento e aprendizado, é bom conhecer alguns caminhos que podem tornar a convivência fantástica desde o início. Veja abaixo algumas dicas para você não errar na dose:

Comece cedo

Você pode começar a treinar o cachorro assim que ele for desmamado. Então, se tiver acabado de comprar ou adotar um cãozinho, comece imediatamente. Quanto mais rápido começar, mais rápido ele aprenderá. Mas seja paciente! Normalmente, leva de quatro a seis meses para que o cãozinho fique totalmente treinado, e alguns acidentes podem acontecer durante os primeiros 12 meses.

Seja consistente

É importante definir uma rotina, para que ele comece a conhecer as regras da casa o mais rápido possível. Reserve um lugar específico para ele fazer as necessidades no jardim (ou dentro de casa, caso você não tenha área externa). Quando for levá-lo para fazer as necessidades, sempre dê o mesmo comando (“Vamos fazer xixi”, ou “vamos passear”, ou qualquer outra coisa que você queira, desde que seja consistente). O lugar para fazer xixi ou cocô não deve ter brinquedos ou distrações, e você não deve brincar com o seu animal até que ele tenha saído desse lugar.

Leve-o para passear regularmente

Os filhotes precisam fazer suas necessidades frequentemente. Quando são bem pequenos, normalmente precisam ir de hora em hora. Isso se torna menos frequente conforme ficam mais velhos. Na etapa de treinamento em casa, leve-o para o lugar certo frequentemente, principalmente depois de terem ido caminhar, ou após uma refeição ou brincadeira. Caso tenham ido até o local, mas ele não tenha feito nada, vai precisar levá-lo novamente após alguns minutos! Você também precisa levá-lo quando ele mostrar sinais de que precisa ir, como ficar se mexendo, andando e círculos ou cheirando o chão.

Pense em treinamentos diferentes para o dia ou à noite

Estabeleça rotinas diferentes para o treinamento da noite e do dia. Durante à noite, eles normalmente conseguem segurar mais do que durante o dia. Com oito semanas de idade, é normal ficarem de 4 a 5 horas sem fazer nada, e esse prazo aumenta em torno de 12 semanas, ficam de 5 a 6 horas. Aos quatro meses, seu cão pode ser capaz de passar a noite toda sem fazer xixi ou cocô. Pode ser uma boa ideia usar uma gaiola para o treinamento da noite, mantendo a cama dele dividida do restante da gaiola. Dê a ele a última refeição do dia várias horas antes de dormir, e remova a tigela de água algumas horas antes de dormir também. Não permita que ele vá para a cama antes de fazer xixi e cocô.

Transforme em brincadeira

Sempre dê petiscos e elogie seu cão quando ele seguir as regras. E caso o banheiro dele seja do lado de fora, no jardim, por exemplo, deixe que ele brinque lá fora por alguns minutos quando tiver terminado. Os filhotinhos amam tudo o que podem ver e cheirar do lado de fora, então, não permita que ele associe as idas ao banheiro com o fim do passeio ao ar livre, pois isso vai fazer com que ele segure o xixi ou cocô, para ficar fora por mais tempo.

Fonte: com informações da Bayer Pet

Deixe um Comentário

X