Blog

Banho e tosa: nada de correr dos dias mais frios

  1. 11 Jul 2019
  2. 886
Banho e tosa: nada de correr dos dias mais frios

Depois de uma espécie de veranico nos primeiros dias, o Inverno deu as caras de verdade. Em algumas cidades, como Itatiaia, a temperatura caiu abaixo de Zero. E, no Rio de Janeiro, o frio espanta todo mundo. Para os pets, esta é uma estação para lá de sensível. E uma questão que se coloca é como dar banho ou tosar os animais.

E o primeiro ponto é inquestionável: mesmo na época fria, banho e tosa não podem ficar para o segundo plano. Tutor não tenha dúvida, pois os cuidados são diferentes daqueles que se tomam no Verão, mas eles devem estar presentes também nos dias mais frios.

No caso do banho, a frequência deve ser diminuída, mas o procedimento é vital por conta do ressecamento que ocorre na pele na na pelagem do pet. Isso pode provocar alergias de pele causada por bactérias e fungos que ficam na pele. Se ficarem nos fios da pelagem, causam desconforto ao animal e até problemas mais sérios.

Se o banho não for em casa, certifique que o local tenha toda estrutura e suporte para o seu pet. Isso inclui, por exemplo, climatização, água morna, toalhas higienizadas e embaladas individualmente, além de bons produtos. Com isso, é possível garantir o máximo de cuidado e conforto na hora do banho.

A tosa também é fundamental no Inverno, assim como no Verão. Para enfrentar o frio, a sugestão de médicos veterinários e tosadores é reduzir a quantidade de pelos retirados. Porém, a pelagem por si só já é capaz de segurar a temperatura corporal. 

Mais do que estética, a tosa é para os cães uma questão de saúde. Mesmo com as temperaturas mais baixas, o corte dos pelos deve ser feito. O procedimento garante a higiene completa do pet, a mais popular, a tosa higiênica, além de acertar as pontas do pelo, inclui unhas cortadas e ouvidos limpos. 

As tosas de verão e inverno são praticamente as mesmas, a diferença nesta época do ano são as opções de tamanho do corte. O ideal é que se tire menos pelo, para ajudar os pets a encarar o frio.

Para os cães de pelo longo, a tosa bebê é indicada para os donos que não querem ter muito trabalho com escovações e muito menos deixá-los expostos ao frio.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes