Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Ver um cão deitado sob o sol não é uma cena rara para a maioria das pessoas. Claro, parece engraçado o "relax" do animal com aquele calorzinho bem gostoso. E isso não acontece à toa, pois o banho de sol faz muito bem para os pets. Esse hábito tem um bom motivo: a necessidade de absorção da vitamina D, assim como acontece com os seres humanos.
Então, por instinto, os cães se deitam sob o sol, e absorvem essa vitamina que faz muito bem ao organismo deles. Os raios de sol estimulam a produção da serotonina e isso ajuda a melhorar o humor e até combater depressão.
Tomar esse banho de sol diário também ajuda a melhorar o sono do animal, o que interfere significativamente no bem-estar mental e físico não apenas dos humanos, mas dos cães também.
O problema é que o sol de alguns horários é perigoso e para cães de pelagem branca e para os albinos é ainda mais perigoso. Só que os animais não sabem disso. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados. Sempre é bom usar protetor solar durante os passeios, optar por passeios durante a manhã, antes das 9h, assim o cachorro toma sol da forma mais saudável e ainda gasta energia.
Se seu cão é branco ou albino, o ideal é mantê-lo dentro de casa o resto dia, protegido do sol, e pode levá-lo para passear à noite de novo para gastar mais energia e evitar a exposição à luz. Lembre-se que o sol pode causar feridas e até câncer de pele, por isso o protetor e a redução da exposição são essenciais.
Outro cuidado muito importante é hidratar bastante o animal, afinal a grande exposição ao sol também pode causar insolação. Fique atento a esses cuidados e sempre se preocupe em levar seu animal ao veterinário para verificar se está tudo certo.