Blog

Benefícios que os pets trazem para os tutores

  1. 31 out 2019
  2. 2354
Benefícios que os pets trazem para os tutores

Fidelidade, boa companhia, felicidade, carinho e amor. A relação com um pet, capaz de durar longos anos, traz muito mais benefícios para seus tutores. Uma série de estudos comprovam que esta convivência faz muito bem para a saúde. E os ganhos são muitos, como mais tranquilidade, redução do sedentarismo e melhor controle da pressão arterial, entre outros.

Qualquer pessoa pode se beneficiar ao dar amor e conforto aos cães, independente da idade e das limitações. No caso das crianças, os animais ajudam, por exemplo, no desenvolvimento de competências e habilidades. Para os idosos, servem como uma boa companhia. Já para os portadores de necessidades especiais, o cão pode ser um facilitador do processo de recuperação.

Então, não é à toa que existe a máxima de que o cão é o melhor amigo do homem. Ao permitir que um animal de estimação viva na sua casa, as pessoas imaginam que estão ajudando-o a ter mais saúde, bem-estar e carinho. Mas pouco pensam que também consquistam ganhos importantes para a saúde.

A convivência com os pets ajuda o tutor a ter mais tranquilidade e a controlar melhor a pressão arterial, por exemplo. Ao fazer carinho no pet, a pressão diminui e o corpo libera hormônios relaxantes, como a serotonina e a dopamina, que neutralizam o nível de estresse. O pet também ganha com este carinho, pois fica mais calmo e relaxado.

Outro benefício importante é que o envolvimento com o animal contribui para combater a obesidade e o sedentarismo. Ter um animal de estimação ativo como os cães faz com que os donos se movimentem muito mais, pois, para o bem-estar do pet, ele precisa dos sagrados passeios diários.

Por ser um animal que adora o convívio com outros, o cão naturalmente oferece um estímulo para o tutor se socializar com as pessoas no bairro, condomínios, parques ou em qualquer outro lugar. Conversas sobre animais de estimação são muito populares e estimulam a aproximação entre pessoas, até mesmo para os mais tímidos.

As pesquisas revelam que a vida na companhia de um pet traz ainda uma série de outros benefícios. A lista inclui o combate à depressão, menos risco de sofrer um ataque cardíaco e menos solidão. E, tudo isso, por uma vida inteira.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X