Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Os animais domésticos são parecidos com os humanos em diversos aspectos e, alguns deles, ficam ainda mais evidentes em cães e gatos idosos. Assim como seus tutores, os animais que chegam à terceira idade necessitam de cuidados especiais, além de atenção e carinho redobrados.
A preocupação com a saúde do pet deve começar com alimentação apropriada para cada etapa da vida, visitas periódicas ao veterinário e atividade física frequente.
Porém, com o passar dos anos, o organismo do animal trabalha em um ritmo mais desacelerado e a disposição e energia para brincadeiras vão diminuindo, seus sentidos, como audição e olfato, ficam prejudicados, as necessidades calóricas são menores e começam a desenvolver doenças próprias de animais idosos.
Uma das maiores preocupações quando se tem um animal de estimação mais velho são as doenças cardíacas. Com o passar dos anos, os animais também podem desenvolver artrite e artrose, doenças que afligem tanto cães quanto gatos e exigem mais paciência e cuidado dos tutores.
A saúde bucal deve ser de cuidado primordial, pois, além de tártaro acumulado em dentes e gengivas, que causa periodontite e mau hálito, infecção bacteriana e queda progressiva dos dentes são problemas comuns nesta idade. Por isso, a alimentação também deve ser adequada ao pet mais idoso.
Outro cuidado é com lugares para o animal se acomodar. Pets idosos não se movimentam com a mesma frequência que os mais novos e precisam ter cantinhos especiais para descansarem.