Cães idosos, cuidados especiais

1. 17 jan 2020
Cães idosos, cuidados especiais

Os animais domésticos são parecidos com os humanos em diversos aspectos e, alguns deles, ficam ainda mais evidentes em cães e gatos idosos. Assim como seus tutores, os animais que chegam à terceira idade necessitam de cuidados especiais, além de atenção e carinho redobrados.

A preocupação com a saúde do pet deve começar com alimentação apropriada para cada etapa da vida, visitas periódicas ao veterinário e atividade física frequente.

Porém, com o passar dos anos, o organismo do animal trabalha em um ritmo mais desacelerado e a disposição e energia para brincadeiras vão diminuindo, seus sentidos, como audição e olfato, ficam prejudicados, as necessidades calóricas são menores e começam a desenvolver doenças próprias de animais idosos.

Uma das maiores preocupações quando se tem um animal de estimação mais velho são as doenças cardíacas. Com o passar dos anos, os animais também podem desenvolver artrite e artrose, doenças que afligem tanto cães quanto gatos e exigem mais paciência e cuidado dos tutores.

A saúde bucal deve ser de cuidado primordial, pois, além de tártaro acumulado em dentes e gengivas, que causa periodontite e mau hálito, infecção bacteriana e queda progressiva dos dentes são problemas comuns nesta idade. Por isso, a alimentação também deve ser adequada ao pet mais idoso.

Outro cuidado é com lugares para o animal se acomodar. Pets idosos não se movimentam com a mesma frequência que os mais novos e precisam ter cantinhos especiais para descansarem.