Blog

Cães, sapatos, tênis e meias

  1. 21 Nov 2017
  2. 1637
Cães, sapatos, tênis e meias

Se você costuma, às vezes, deixar sapatos, tênis e meias em algum canto da casa, fique muito atento, pois tais objetos geram, em muitos casos, muita atração para os cães. Quem nunca brigou com o pet por morder e danificar aquele pisante favorito. Por uma série de motivos, da dentição à desobediência, os animais são levados a dar uma "mordida" nos calçados dos seus donos.

Como as causas do problemas são diversas, os tutores precisam tomar dois cuidados básicos. O primeiro, claro, é não deixar os calçados ao alcance dos seus cães. O segundo é ficar atento ao comportamento do animal para tentar entender por que ele tem essa atitude.

Arrastar um tênis ou uma meia pela casa, por exemplo, é muito comum para os filhotes. Isso acontece por conta do nascimento dos dentes, devido à sensibilidade da gengiva que provoca muita coceira. Morder um objeto como um sapato ajuda a aliviar essa sensação. A mania diminui ou acaba com a afirmação dos dentes.

Para os cães que vivem mais isolados em casa, longe a maior parte do dia dos seus donos, o motivo é a ansiedade da separação. O tédio também leva o animal a ter o comportamento de morder os calçados, uma vez que ficam longos períodos sem fazerem algum tipo de brincadeira. A desobediência à voz de comando dos donos também faz parte da lista de motivos para o animal ter esse comportamento.

Seja na fase de filhote ou de adulto, além de evitar deixar sapatos, tênis ou meias ao alcance dos pets, o dono precisa evitar que essa atitude se torne uma mania. Para cada causa existe uma forma de adestramento, alguns mais fáceis, outros mais difíceis.

Deixe um Comentário