Blog

Campanha contra a Leishmaniose Visceral Canina

  1. 14 Jun 2016
  2. 483
Campanha contra a Leishmaniose Visceral Canina

Com o mote “Prevenção é a melhor solução”, a ONG Arca Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, com o apoio da Saúde Animal da Bayer, está, desde o mês de maio, com a campanha para disseminar o conhecimento sobre a Leishmaniose Visceral para a população brasileira, doença que acomete tanto animais quanto humanos, sendo que, na América do Sul, 90% dos casos concentram-se no Brasil.

A Leishmaniose Visceral Canina está disseminada em várias regiões do país, sendo a doença causada por um protozoário (a Leishmania) que acomete o cão e pode ser transmitido para o humano ao ser picado por flebotomíneos, ou “mosquito palha”, infectado. 

O cachorro é considerado o principal hospedeiro em ambientes urbanos, entretanto, animais silvestres, gatos e até mesmo o homem podem ser infectados, por isso a prevenção é muito importante. 

A campanha da Arca Brasil consiste no lançamento do hot site ‘O Cão não é o Vilão’, em que toda a população, inclusive de médicos veterinários, é convidada a assinar uma petição pública que traz inúmeras reinvindicações, como o controle de natalidade de cães e gatos, entre outros itens. 

A campanha, assim como demais materiais informativos sobre a doença, também será repercutida na fanpage da Arca Brasil e no Bayer Pet. Haverá ainda a distribuição de material educativo impresso em consultórios veterinários e pontos de vendas.

A prevenção contra a Leishmaniose é muito importante para reverter esse cenário em que o número de casos aumenta dia a dia e para proteger os animais. “O Ministério da Saúde recomenda que animais com Leishmaniose sejam submetidos à eutanásia, o que é controverso. Portanto, a prevenção da doença e a disseminação do conhecimento sobre a Leishmaniose é fundamental para que os animais não precisem ser submetidos a esse ato”, ressalta Marco Ciampi, presidente da Arca Brasil.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes