Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Assim como qualquer doença, descobrir o câncer o quanto antes pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida, a mesma coisa acontece com os cães. Por isso é imprescindível ficar atento a todo e qualquer sinal que possa indicar a presença de um câncer no seu cãozinho.
Esse artigo vai apresentar os principais sinais que o tutor pode observar e talvez indiquem a presença de um câncer, ainda assim recomendamos que seja feito um check up geral junto ao veterinário de seis em seis meses, assim como fazem os humanos.
Evidências de dor - Mancar, evitar brincadeiras que ele sempre gostou que envolvam alguma atividade física. E até um choro ao ser tocado em alguma região, sinal de dor não indica necessariamente câncer, mas pode ser um sinal disso. Nunca ignore um sinal de dor, pois independente da causa, é necessário ser esclarecido e resolvido.
Algumas raças como Pit bull e Dogo Argentino tem uma maior resistência a dor, inclusive muito alta, e preferem evitar demonstrar qualquer sinal de fraqueza, por isso fique atento ao check up em cães dessas raças, já que é difícil eles darem sinais de dor.
Falta de apetite - Falta de apetite pode ser muita coisa, inclusive um câncer na boca, por isso é importante que seu cãozinho esteja acostumado a você olhar a boca dele, como nem sempre dá pra ver tudo direitinho, fique atento se a falta de apetite dele não era só um enjoo e se vai voltar ao normal.
Caso não retorne pode ser um câncer de boca ou até uma ferida mais simples, leve seu cãozinho ao veterinário para que ele verifique direitinho se está tudo certo com a boca do seu cão.
Fezes e urina do seu cão - É isso mesmo, dê uma olhada no coco e xixi do seu cãozinho, saiba com qual frequência ele faz xixi e coco por dia, assim você saberá caso a frequência se altere, seja aumentando demais, ou caso ele tenha dificuldades de defecar e urinar.
É importante ficar bem atento, porque sangue nas fezes e ou urina pode ser um sinal de câncer, nunca é um bom sinal, portanto fique bem atento para levar seu cão ao veterinário se isso acontecer.
Feridas - É normal aparecer alguma feridinha em cães, principalmente nos mais ativos que acabam se acidentando, e até por conta de um carrapato –eterno inimigo dos tutores- mas feridas que nunca cicatrizam e não saram, sempre voltando a abrir, podem ser um sinal de câncer.
O melhor é sempre levar sem cão ao veterinário e conferir o que aquela ferida significa.
Perda de Peso - Geralmente a perda de peso vem junto da falta de apetite, mas é importante ficar atento a perda de peso repentina e principalmente se o cão perde muito peso, a rotina alimentar e de atividade está normal? Ele perdeu peso e se apresenta mais cansado?
Esse é um sinal de câncer, mas pode ser outra doença, leve-o ao veterinário e ele vai procurar respostas para essa perda de peso e descobrir a real causa.
Vômito, diarreia, sangue e pus - Todas essas substâncias mostram que o corpo do seu cão está com problemas, se ele apresentou algum ou todos esses problemas, é preciso leva-lo com urgência ao veterinário.
Tudo isso pode ser um sinal sério de um câncer interno, o veterinário vai descobrir o problema e lhe apresentar o melhor tratamento.
Caroços e inchaços - Assim como nos humanos, é preciso se preocupar com o aparecimento de caroços e inchaços, fique sempre atento ao aparecimento deles, não necessariamente será um tumor maligno, mas é preciso levar seu cão ao veterinário para verificar o caroço ou inchaço.
A presença de marcar vermelhas na pele do cão, principalmente no dorso do animal pode ser um sinal de câncer de pele, então se notar o aparecimento de qualquer um desses sinais, leve seu cão ao veterinário.
Fonte: R7