Blog

Cão como aliado na luta contra asma em crianças

  1. 05 nov 2015
  2. 1155
Cão como aliado na luta contra asma em crianças

Um novo estudo publicado na semana passada vem reforçar uma ideia já avançada em investigações anteriores: a de que ter um cão em casa nos primeiros anos de vida reduz significativamente a probabilidade de que uma criança venha a ter asma. 

A pesquisadora Tove Fall, que liderou a investigação publicada na revista Jama Pediatrics, explica que foi motivada por estudos anteriores que demonstravam que as crianças que crescem em quintas têm significativamente menos riscos de vir a ter asma. Segundo ela, a pesquisa queria ver se essa ligação também se verificava para crianças que cresciam com cães em casa.

O estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisou a informação de mais de um milhão de crianças, tomando em conta se tinham sido expostas regularmente a cães na infância e se tinham ou não desenvolvido asma. A conclusão? Ter um cão em casa nos primeiros anos de vida diminui em 15 por cento a probabilidade de ter asma.

Os investigadores propõem que a presença dos cães na infância ajude a criar mudanças no microbioma intestinal – os micróbios que vivem nos intestinos humanos – deixando o corpo mais preparado para lidar melhor com certos alergéneos, como o pelo de cão.

Graças à sua amostra muito grande de mais de um milhão de pessoas, os investigadores puderam mesmo tomar em conta o facto de que a asma tem fatores genéticos. 

No entanto, os investigadores sublinham que a exposição aos cães deve acontecer antes de as crianças desenvolverem asma ou alergias, e não depois. As pessoas que têm alergias a cães e a gatos devem evitar estar junto desses animais.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X