Blog

Cão e tutor: tudo para não chorar

  1. 18 out 2018
  2. 4428
Cão e tutor: tudo para não chorar

A relação que você tem com o seu pet é muito intensa? Um sente a falta do outro nas ausências? Então, fique sabendo que os cães fazem de tudo para confortar seus tutores, e podem até enfrentar obstáculos para isso, segundo apontou o estudo “Timmy está no Poço: Empatia e Ajuda Pró-social em Cães”, publicado no periódico Learning & Behavior.

O estudo indica que este é um bom motivo mesmo para acreditar na máxima de que o cão é o melhor amigo do homem. Segundo a pesquisa, os cachorros que possuem fortes laços com seus tutores se apressavam para passar por uma porta caso escutassem a pessoa chorando.

A autora do estudo Emily Sanford, do Departamento de Psicologia e Ciências Cerebrais da Universidade Johns Hopkins (EUA), os cães sentem o que os tutores sentem e, se um cão sabe como ajudá-los, atravessará barreiras para fazê-lo.

Algumas pesquisas já demonstraram que os cães são altamente responsivos ao choro humano. Sanford e sua equipe foram os primeiros a apontar que os cachorros detectam problemas emocionais e se apressam para fazer algo a respeito.

Os testes envolveram 34 cães de várias raças e tamanhos, além de seus tutores. Uma de cada vez, as pessoas foram posicionadas atrás de uma porta transparente fechada com ímãs. Os cachorros podiam vê-las e ouví-las. 

Quando os tutores choravam, os cães abriram as portas três vezes mais rápidos do que os cachorros cujos tutores apenas tiveram que cantarolar. Durante a tarefa, os pesquisadores mediram os níveis de estresse dos cães. 

Segundo Sanford, os cães que passaram pela porta para “resgatar” seus tutores mostraram menos estresse, o que significa que ele ficaram chateados com o choro, mas não ficaram abalados para agir.

Quanto aos cachorros que não abriam a porta, o estudo indica que não era porque não se importavam: na verdade, parecia que eles se importavam demais. Esses cães se mostraram mais estressados e estavam muito preocupados com o choro para poder tomar qualquer atitude.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X