Blog

Chocolate, um perigo para a saúde dos pets

  1. 29 mar 2018
  2. 2508
Chocolate, um perigo para a saúde dos pets

A Páscoa está aí, e com ela vem a tentação do chocolate. E muita gente, amante da guloseima, não resiste e deixa uma sobra para seus pets. Bem! Eles não sabem o perigo de dar um pedaço desta delícia para os animais. O chocolate é um dos maiores vilões para a saúde de cães e gatos, de acordo com os especialistas. 

A ingestão das substâncias presentes no chocolate pode causar malefícios para a saúde dos animais e evoluir para um quadro ainda mais grave, levando até mesmo à morte do animal.

Os principais sintomas dos animais com quadro de intoxicação alimentar são: baba constante, diarreia, vômito, evacuação de sangue, dor abdominal e até uma incoordenação motora, caso afete a parte neurológica do animal. 

Substância tóxica

A teobromina, presente no cacau, é uma substância altamente tóxica para os animais, afetando os sistemas cardíaco, nervoso e respiratório. Quanto maior a quantidade de cacau, maior o dano.

Esse fato, no entanto, não libera o chocolate branco. Feito de manteiga de cacau, o doce contém menos teobromina que os escuros, mas a substância fica acumulada e permanece no organismo do animal por vários dias.

Quanto menor o animal, maior o efeito sobre ele. Estima-se que a dose tóxica para um Pug com 9 kg, por exemplo, seja em torno de 150 g de chocolate. Para um Golden Retriever com 34 kg, a quantidade considerada tóxica é cerca de 400 g.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X