Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Nem muito, nem pouco.Tem que ser na medida certa, com todos os nutrientes necessários para cada fase da vida do pet. Eis a regra que todo o tutor precisa obedecer para garantir uma vida saudável para os animais de estimação, evitando uma série de doenças. É o caso das alergias, uma das moléstias mais comuns para cães e gatos, respondendo, de acordo com estimativas, por 40% das consultas em clínicas veterinárias.
A alimentação saudável, rica em nutrientes e com controle nutricional certo, ajuda no tratamento de alergias. Isso, por exemplo, ajuda a melhorar a aparência do pelo e da pele dos animais.
O problema de saúde, que pode se manifestar na pele ou até em complicações gastrintestinais, pode ser causado por questões do ambiente ou alimentares. Poeira, grama, pólen, ácaros, fungos e até picadas de pulgas estão entre as causas de alergias relacionadas com o ambiente, além das dermatites atópicas.
Alguns dos sintomas das alergias são: coceira, vermelhidão, lambedura excessiva no local da alergia, inflamação, secreção nos olhos e ouvidos inflamados. Feridas, queda de pelos e mau cheiro também estão presentes em alguns casos.
O tratamento se baseia em remédios via oral e tópicos mas,uma alimentação saudável auxilia no combate às alergias mesmo quando a causa não for alimentar.
A quantidade de comida também é uma questão que precisa ficar na mira dos tutores. Para garantir que o cão ou gato seja alimentado de forma correta, o indicado é oferecer o alimento específico para cada fase de vida do animal. Sempre em pequenas porções com quantidade mensurada várias vezes ao dia. Os felinos, por exemplo, sofrem muito com a conduta dos donos de oferecem comida de fora exagerada.
Outro ponto que não deve ser esquecido é ofertar o alimento em tigelas ou pratos rasos para que os bigodes não toquem as laterais. Além disso, não esqueça de fornecer água limpa e fresca.