Blog

Comida na medida certa para os pets

  1. 24 jan 2019
  2. 2228
Comida na medida certa para os pets

Nem muito, nem pouco.Tem que ser na medida certa, com todos os nutrientes necessários para cada fase da vida do pet. Eis a regra que todo o tutor precisa obedecer para garantir uma vida saudável para os animais de estimação, evitando uma série de doenças. É o caso das alergias, uma das moléstias mais comuns para cães e gatos, respondendo, de acordo com estimativas, por 40% das consultas em clínicas veterinárias.

A alimentação saudável, rica em nutrientes e com controle nutricional certo, ajuda no tratamento de alergias. Isso, por exemplo, ajuda a melhorar a aparência do pelo e da pele dos animais.

O problema de saúde, que pode se manifestar na pele ou até em complicações gastrintestinais, pode ser causado por questões do ambiente ou alimentares. Poeira, grama, pólen, ácaros, fungos e até picadas de pulgas estão entre as causas de alergias relacionadas com o ambiente, além das dermatites atópicas. 

Alguns dos sintomas das alergias são: coceira, vermelhidão, lambedura excessiva no local da alergia, inflamação, secreção nos olhos e ouvidos inflamados. Feridas, queda de pelos e mau cheiro também estão presentes em alguns casos.

O tratamento se baseia em remédios via oral e tópicos  mas,uma alimentação saudável auxilia no combate às alergias mesmo quando a causa não for alimentar.

Peso certo

A quantidade de comida também é uma questão que precisa ficar na mira dos tutores. Para garantir que o cão  ou gato seja alimentado de forma correta, o indicado é oferecer o alimento específico para cada fase de vida do animal. Sempre em pequenas porções com quantidade mensurada várias vezes ao dia. Os felinos, por exemplo, sofrem muito com a conduta dos donos de oferecem  comida de fora exagerada.

Outro ponto que não deve ser esquecido é ofertar o alimento em tigelas ou pratos rasos para que os bigodes não toquem as laterais. Além disso, não esqueça de fornecer água limpa e fresca. 
 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X