Blog

Como saber se seu pet está sentindo dor?

  1. 21 fev 2019
  2. 2552
Como saber se seu pet está sentindo dor?

Dor. Só quem tem pode dizer o que sente. E no caso dos animais, que não falam e nem se manifestam claramente, como saber o que eles estão sentindo? Esta é uma dúvida para todos os donos de pet, de todo e qualquer lugar do mundo. 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o cão pode sim demonstrar que está sentindo dor, porém de formas mais indiretas, cabendo assim, a sensibilidade da percepção de cada tutor. A primeira coisa a observar é que a dor pode ter vários estágios, variando de leve àquela mais grave, dependendo dos fatores de origem como quedas, doenças, queimaduras, cirurgias e atropelamentos. 

Os animais, muitas vezes, são bem mais resistente à dor que nós, seres humanos. Com isso, quando a dor é de grau leve, eles podem muitas vezes não demonstrar nenhuma alteração. 

Normalmente, os cães quando demonstram que estão com dor, já é num grau que varia de moderado a grave. Em todo o caso, o melhor caminho é procurar a avaliação de um médico-veterinário, que vai fazer o diagnóstico preciso do problema do animal.

Conheça algumas dos principais sintomas de que o animal está sentindo dores:

Agressividade

Os cães tornam-se mais agressivos. Esse mecanismo de defesa é completamente normal e deve ser levado em conta na hora da avaliação. Essa reação ocorre principalmente quando o local da dor é tocado ou quando o tutor faz menção em tocá-lo.

Postura arqueada

Na maioria dos casos, o cão pode apresentar uma postura arqueada, isto é, a coluna do animal faz uma curvatura e pode apresentar juntamente um andar lento e doloroso. Isso, na maioria das vezes, é causada por dores abdominais intensas.

Expressão do animal

Outro sinal bastante importante é a expressão. Isso pode parecer meio sem sentido, mas os cães quando estão com dores, fazem expressões diferentes, como: apertar os olhos, ranger os dentes, adotar movimento lento da cabeça, entre outros.

Falta de apetite

Anorexia é um ponto que se deve levar bastante em conta, pois os cães, quando estão sentindo fortes dores, recusam qualquer tipo de alimento. Em casos mais severos, os animais diminuem até a ingestão de água.

Mudança de comportamento

Este é um dos primeiros sintomas. Os cães com uma sensação dolorosa no corpo recusam qualquer brincadeira feita pelo tutor, mesmo sendo aquela que mais gostam.

Uivo extenso

Isso também pode ser um indicativo de dor, porém deve ser observado e comparado a outros sinais, pois os cães podem uivar mesmo sem sentir dor.
 

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X