Blog

Crianças e pets: dicas para uma boa convivência

  1. 05 Fev 2021
  2. 340
Crianças e pets: dicas para uma boa convivência

Que os pets são bons amigos para as pessoas ninguém tem mais dúvidas, sobretudo, para as crianças. Um estudo da University of Western Australia mostrou que a convivência ajuda muito no desenvolvimento emocional dos pequenos.

O estudo mostrou que crianças de 2 a 5 anos que mantêm relacionamento com os animais de estimação exibem menos problemas de comportamento. Neste caso, elas possuem 34% a mais de chances de terem uma boa sociabilidade.

Só que a relação entre pets e crianças, exige uma certa dose de cuidados para evitar acidentes ou mesmo doenças como alergias. Os pais precisam ensinar desde cedo como os pequenos devem cuidar dos animais, por exemplo, evitando agarrá-lo e apertá-lo toda hora.

Outra dica importante é informar à criança para não incomodar os cães enquanto eles estiverem comendo ou dormindo. Nessas situações, o animal pode sentir que teve o espaço invadido e, até mesmo, atacar a criança.

Também é preciso investir na educação animal. Por isso, é necessário socializar o cachorro, seja adulto ou filhote. Antes de entregá-lo para o contato com a criança, faça com que o pet se acostume com o ambiente onde vai viver por muitos e muitos anos.

Recompense o cachorro quando ele se comportar bem, seja com elogios ou petiscos. Mas repreenda-o caso faça brincadeiras perigosas, como morder ou pular na criança.

Para repreender, uma dica é colocar moedas em uma lata e, quando o cachorro fizer algo errado, balance a lata e, rispidamente, diga a palavra "não". Isso ajuda a inibir os maus hábitos.

Outra dica legal é incluir os cães nas brincadeiras com os filhos, pois isso ajudará a aumentar a afinidade entre eles e deixará a convivência mais harmoniosa.

Mesmo com total cuidado para vigiar a relação entre o cão e seu filho, é possível que, em algum momento de descuido, o animal pule na criança. Por isso, mantenha sempre as unhas dos pets bem cortadas.  

Deixe um Comentário

X