Blog

Cuidados com a higiene bucal do seu pet

  1. 12 set 2017
  2. 3300
Cuidados com a higiene bucal do seu pet

Assim como os humanos, os cães precisam de atenção com a higiene bucal. Limpar os dentes do animal é um procedimento que reduz a formação de cálculo dentário (tártaro), minimizando os riscos de problemas na boca e outras doenças indiretas, como cardíaca e pulmonar. No Brasil, estudos estimam que 70% dos cães adultos têm gengivite.

Para identificar o problema, o tutor deve ficar atento a alguns sinais. Um deles é a recusa à comida, que pode ocorrer em razão da dor ao mastigar. Gengivas com aspecto de inflamação e sangramentos também são indicativos de problemas.

Veja algumas dicas para manter a saúde bucal do seu "amigo" sempre em dia:

Quando limpar - todos os cães devem ter os dentes limpos uma vez ao dia.

Como fazer - usando gaze, dedeira ou escova específica para animais, passe o creme dental veterinário entre os dentes e a gengiva do pet em movimentos suaves e circulares.

Qual produto usar - uma limpeza com água ajuda, mas o mais indicado é utilizar creme dental veterinário, que não precisa ser retirado e tem sabor atrativo para os animais.  Vendido em pet shops, o creme dental tem enzimas que, com a saliva, removem a placa. Nunca utilize produtos para humanos em pets.

Alternativas - algas em pó podem ser colocadas na ração para "afrouxar" as placas, mas são uma opção controversa. Muitos cães não comem a ração quando o pó é adicionado. Para ela, o que realmente tem efeito é a escovação. O produto só pode ser usado quando houver indicação de um veterinário.

Alimentação - como a ração é mais dura do que comidas caseiras, ela ajuda a eliminar o tártaro.

Frequência - depende do animal. Alguns precisam que o processo de limpeza seja realizado pelo veterinário a cada seis meses, enquanto outros podem manter intervalo de dois anos, por exemplo. é importante realizar anualmente uma avaliação.

Como é o procedimento - Antes de passar pela limpeza, o animal precisa realizar uma série de exames para conferir o estado geral de saúde. A profilaxia (procedimento para limpeza dos dentes) necessita de anestesia geral.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X