Blog

Cuidados com as frutas para os pets

  1. 21 Mar 2018
  2. 1306
Cuidados com as frutas para os pets

Que as frutas fazem parte de uma dieta saudável para humanos não é novidade. O que talvez pouca gente saiba é que elas também podem incrementar o cardápio de cães e gatos. Exatamente! Animais podem consumir boa parte das frutas existentes no mercado, como banana, bergamota, melancia e até abacate.

O grande cuidado que se deve tomar é não exagerar na dose. As porções devem ser proporcionais ao tamanho do animal: um Yorkshire, por exemplo, pode consumir uma rodela de banana por dia, enquanto um Dog Alemão tem direito à fruta inteira.

Essa precaução serve para evitar que o animal perca o apetite com os frutos e deixe de comer a alimentação principal, além de limitar o consumo diário de calorias.

Com a ingestão de frutas em excesso, o animal também pode ter diarreia em função da quantidade de fibras e gorduras do lanche.

Gatos precisam ser treinados desde filhotes. Cães tendem a aceitar as frutas com maior facilidade que os gatos. Os felinos são neofóbicos, ou seja, se não foram apresentados ao alimento quando filhotes, não adianta insistir na vida adulta, ao contrário dos cães.

Embora possam ser oferecidas em grande parte sem restrições a animais saudáveis, é bom ficar atento a algumas frutas proibidas para os pets. 

Na lista de frutas permitidas aparecem a banana, maça (sem sementes), melancia, melão, tangerina, abacate, laranja e caqui. Do outro lado, estão a uva, pois possui substância tóxica que traz problemas renais; a laranja, não permitida para animais com problemas urinários; e o abacate na sua versão menor.

Deixe um Comentário