Blog

Cuidados com cães de focinho achatado

  1. 06 Jul 2018
  2. 1665
Cuidados com cães de focinho achatado

Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boxer, Shih Tzu. Qual é a semelhança que existe entre os cães dessas raças? Os animais têm como característica física o focinho achatado. Cientificamente, eles são chamados de braquicéfalos. No inverno, os pets com esta marca podem sofrer muito.

Por conta dessa característica física, esses animais podem ter problemas respiratórios, o que exige do tutor cuidados redobrados durante a estação fria. 

Na prática, os animais braquicéfalos, por não possuírem um focinho comprido, não conseguem aquecer o ar que respiram e nem purificá-lo como deveriam, permitindo que o ar chegue aos pulmões de forma indevida.

Assim, os animais que possuem essa característica estão mais propensos a desenvolver problemas respiratórios devido ao ar frio, seco e poluído. Eles podem contrair Traqueobronquite ou Tosse dos Canis, doenças que têm como sinais clínicos tosse, espirros, febre, coriza, falta de apetite entre outros.

Um dos cuidados é reduzir o número de vezes que o pet toma banho, o que evita exposição a temperaturas mais baixas. No banho, a melhor solução é usar água morna. Também não deixe de secá-lo bem.

Outra dica é evitar que o animal saia logo após um banho quente, tendo em vista que pode ocorrer um choque térmico. Para ajudar na higienização, escove o pelo do cachorro todos os dias, assim é possível retirar as sujeiras superficiais e os pelos mortos.

O passeio diário também merece atenção do tutor. Passear em épocas frias é sempre um desafio, principalmente quando o dia está chuvoso. Sendo assim, é importante que o tutor fique atento às temperaturas para que saia para dar uma volta com o animal somente nos horários mais quentes. Com isso, a respiração do animal não é tão exposta, configurando assim em menos chances de ficar doente.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes