Cuidados com os cães na Primavera

1. 24 out 2018
Cuidados com os cães na Primavera

A Primavera deste ano confunde a cabeça de qualquer um, pois o "faz calor, faz frio" constante afeta a saúde das pessoas. E dos animais também, com a ocorrência mais frequente de alergias. Nesta época, com o agravante das seguidas frente-frias os pets manifestam seus efeitos com espirros e prurido pelo corpo.

Segundo estudos veterinários, de 15% a 30% da população de cães no Brasil têm problemas relacionados a alergias que podem se agravar na estação das flores por causa de alergias oriundas do pólen. Na estação, é comum os cães serem acometidos por doenças dermatológicas.

Uma dica para o tutor é ficar de olho no estado do corpo do animal, observando se ele está com um odor excessivo, prurido e muita oleosidade, o que pode sinalizar um problema de pele, uma dermatite. Este problema é causado por elementos presentes no ambiente que o cão absorve pela pele, como ácaros de poeira, pólen e fungos.

Em geral, a alergia é uma reação de defesa exagerada do organismo, que passa a combater o alérgeno – elemento causador da alergia – de maneira excessiva e provoca uma reação de incômodo na pele do animal.

Ao observar algum sinal da doença, o primeiro passo do tutor é levar o pet ao veterinário para fazer o diagnóstico preciso do problema. Algumas dicas podem ajudar como manter a grama da casa baixa; lavar camas e cobertas; deixar vasos em locais altos para evitar o contato direto dos animais; e escovar os animais com frequência para diminuir causas externas de alergia.