Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
A Copa do Mundo da Rússia começou na última quinta-feira, 14 de junho. No domingo, 17, é a vez de a seleção brasileira entrar em campo em busca do sonhado hexacampeonato. Sinal de emoção, festa, gritos e disparo de foguetório. Tudo bem, mas quem tem animal de estimação em casa precisa tomar cuidado com este momento de ebulição coletiva, pois a explosão dos fogos de artifício deixam os pets em pânico.
Com audição cerca de seis vezes mais sensível do que a dos humanos, cães e gatos sofrem com os barulhos dos rojões. A recomendação dos veterinários é deixar os animais soltos para que busquem um lugar que considerem mais seguro, evitando que fiquem com medo e estressados.
Mas, de preferência, reserve um espaço para ele neste momento. Além de confortável, o ambiente precisa ser seguro, sem grades para evitar ferimentos por conta da agitação do animal. No caso dos cães, é recomendável não usar coleiras no momento do foguetório para que eles não corram o risco de enforcamento.
Se possível, não deixe nos dias dos jogos do Brasil o seu pet sozinho, pois, com medo dos fogos, eles tendem a fugir, buscando os seus donos. Animais que vivem em apartamentos, às vezes, pulam das varandas.
Se não estiver em casa, veja se é possível deixar o animal na companhia de um vizinho ou parente. Quem estiver em casa durante as partidas, se possível, pode abafar a entrada do som, usando, por exemplo, cobertores ou lonas nas portas e janelas.
A solução pode ser ainda mais eficiente para animais mais frágeis, como pássaros e animais silvestres, que costumam morrer por parada cardiorrespiratória por causa dos foguetórios. Veja, abaixo, algumas dicas para proteger os seus pets dos fogos de artifício.