Blog

Cuidados para manter a saúde do pet na terceira idade

  1. 30 abr 2020
  2. 1959
Cuidados para manter a saúde do pet na terceira idade

Assim como humanos, a idade avançada limita certas atividades dos cães, sendo necessária toda atenção do tutor. Dificuldade de locomoção e perda de interesse por caminhadas e brincadeiras são alguns sinais de que seu companheiro está ficando idoso. 

É importante saber que a terceira idade aparece em momentos diferentes dependendo do cão, podendo variar de acordo com a raça e o porte do animal. Outros fatores que variam de acordo com a raça do animal são os sinais de envelhecimento, entre eles problemas respiratórios, dificuldades renais e de locomoção e dores nas articulações.

Mas um sinal que quase todos os cães apresentam é o aumento da sonolência. Eles passam a ficar mais quietos, dormir mais e não percebem muito bem movimentos à sua volta. Quando seu cão apresentar esses fatores com mais frequência, o ideal é levá-lo ao veterinário pois alguns órgãos podem estar funcionando com limitações, o que exige atenção total.

Outro fator importante é manter a casa segura para o animal de acordo com suas limitações que vêm com a idade avançada. Dificuldades de locomoção e dores nas articulações, por exemplo, fazem com que atividades usuais sejam complicadas, como subir no sofá. Caso isto aconteça, uma ideia interessante é colocar degraus para ajudá-lo.

Problemas de visão são um fator que exige extrema atenção do tutor, uma vez que escadas e obstáculos devem ser protegidos para que o animal não possa se acidentar.

Outra dica é fazer com que seu pet pratique exercícios físicos leves frequentemente. A movimentação é ótima para a saúde muscular e evita a fraqueza. Por isso, tente caminhar sempre com seu animal, mas respeitando sua limitações e fazendo pausas para beber água e descansar, se necessário.

O tutor deve readaptar a rotina do animal de forma mais leve e mais cuidadosa e sem esquecer das visitas rotineiras a um especialista para garantir a saúde do seu cão.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X