Blog

Cuidados para o pet não passar mal na viagem

  1. 26 Jul 2019
  2. 1386
Cuidados para o pet não passar mal na viagem

Malas prontas, carro revisado, água e petiscos ao alcance da mão. Além de toda a logística da viagem, o tutor precisa ter uma preocupação a mais: cuidar para que o pet não passe mal, tendo enjoos e vômitos. Muita gente é pego de surpresa, principalmente, nas primeiras férias em companhia dos seus animais.

A boa noticia é que enjoos de cães, na maioria dos casos, têm cura. Se seu animal é um filhote, ainda precisará de algum tempo para se adaptar. No geral, cães adultos já se acostumaram a viagens de algumas horas e descobriram, junto com seus tutores, técnicas para amenizar a sensação de desconforto causada pelo balanço do automóvel.

Porém, alguns motoristas não facilitam muito a vida de seus cães. Alta velocidade, carro fechado e curvas acentuadas contribuem claramente para a tontura do animal, que começa a ficar ofegante, salivar e até mesmo se agitar antes de finalmente colocar tudo para fora.

Para evitar o problema, o ideal é promover algumas paradas estratégicas ao longo do percurso, a cada hora, por exemplo, dependendo da sensibilidade do animal. Descer do carro (usando uma guia) e deixá-lo caminhar no solo e cheirar a grama são outras técnicas que tem sido eficientes. 

Alguns cães obtém certo conforto se ficarem sentados no banco traseiro sem olhar a movimentação da rua. Outros, ao contrário, sentem-se melhor com a janela aberta, quando então recebem algum vento, mas jamais permita que ele esteja solto no veículo e com metade do corpo para fora, pois corre o risco de cair no asfalto e provocar acidentes.

Para alguns cães, contudo, viajar pode significar um grande martírio. Há cães que não gostam de carro de jeito nenhum, se assustam com o motor ou relacionam transporte com alguma sensação ruim, uma experiência assustadora a ponto de cultivarem extrema aversão a veículos. 

Para estes pets, talvez seja interessante conversar com um veterinário e ver a necessidade de administração de medicação para controlar o vômito.

Deixe um Comentário

X