Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Olho no termômetro e não relaxar com os cuidados durante o Verão, pois as temperaturas elevadas trazem muito incômodo e desconforto aos pets. Boca aberta o tempo todo, respiração ofegante e dificuldade para caminhar são sinais comuns que os cães exibem nessa época.
O forte calor, para algumas raças, pode provocar hipertermia, pressão baixa, vômitos, insolação e até mesmo câncer de pele. A lista de cuidados deve incluir a ingestão de muita água, uma alimentação leve, passeios nos horários mais agradáveis, o banho e a vacinação em dia, por exemplo. Veja algumas dicas importantes para seguir durante o Verão.
A água é a melhor forma de ajudar o seu pet no Verão. A sede de cães e gatos pode aumentar com o calor. Por isso, a água deve estar sempre à disposição do animal. A dica é usar um recipiente maior ou colocar mais de um pela casa, para que ele possa se manter hidratado. Além disso, mantenha a água fresca, trocando-a com frequência. Para isso, uma boa ideia é usar cubos de gelo.
As altas temperaturas podem desanimar você de sair ao ar livre, porém, é essencial persistir e continuar com a rotina de exercícios para que o pet possa liberar seus instintos naturais.
Para aliviar, os passeios devem ocorrer pela manhã, antes das 10h, ou no final do dia, após 17h. Nos horários de pico de sol, o cão pode sofrer com desidratação, insolação e queimar suas patas.
Em casa, fique de olho na ração. Não deixe os alimentos do seu pet expostos por muito tempo. Se o pet não comer, retire o alimento e ofereça em outro momento. Não deixe a ração exposta o dia todo, pois sob altas temperaturas ocorre deterioração da qualidade. E sempre descarte as sobras, pois podem facilmente estragar após contato com água ou saliva do animal, já que a umidade facilita a fermentação.
A rotina de banhos dos cães também deve ser mantida. Não é preciso aumentar a frequência durante o Verão, mas a recomendação é de utilizar água morna ou fria para esse momento.
A tosa higiênica ajuda na manutenção da limpeza do animal, além de auxiliar o frescor. Animais mais calorentos podem encostar sua barriga, sem pelos, no chão gelado e se refrescar. Mas cuidado, pois o pelo, em muitas raças, atua como um isolante térmico. Por isso, tosar Goldens Retrievers ou Huskys pode fazer com que eles sintam ainda mais calor.