Blog

Cuidados para saber se seu pet está doente

  1. 23 Nov 2020
  2. 570
Cuidados para saber se seu pet está doente

Apesar da convivência diária, muitos tutores não conseguem entender bem os sinais emitidos pelos seus pets. E ficar atento ao comportamento e sinais dos animais é um cuidado necessário, principalmente, quando é preciso identificar algum problema de saúde.

Como saber se o cão está doente? Responder bem a esta pergunta é o primeiro passo para encaminhar o animal a uma consulta veterinária. Entender bem o problema será vital para o médico veterinário avaliar os sintomas, dar o diagnóstico preciso e orientar sobre o melhor tratamento a seguir.

Um dos sinais que você precisar ficar de olha é se o animal tem se mostrado cansado ou com falta de energia, ficando muito quieto em um canto. Se ele está muito ofegante e mais sonolento do que de costume, não perca tempo de investir esse quadro.

Muitas vezes essas mudanças estão relacionadas ao calor e com desidratação, especialmente durante os meses mais quentes, mas também podem ser sintomas de dor ou alguma deficiência respiratória ou cardíaca.

Outro sinal de que haver algum problema com o pet é quando ele está com um quadro de diarreia e vômito, o que pode indicar alguma coisa errada na alimentação dele. As fezes mais líquidas, em maior quantidade e com a coloração diferente geralmente são causadas por ingestão de alimentos estragados ou impróprios, o que pode significar algum tipo de intolerância alimentar, alergia ou alguma infecção causada por alguma bactéria, vírus ou parasitas.

Uma dica importante é verificar de forma mais regular se o animal está com olhos mais esbranquiçadas. Esse pode ser um sinal de anemia, pressão baixa ou doença causada por carrapato, como a bebesiose. É importante saber que a cor da mucosa pode variar de acordo com a raça do animal. Por isso, é crucial conhecer bem as características do seu pet.

Deixe um Comentário

X