Blog

De olho na coceira nos pets

  1. 31 mai 2017
  2. 2451
De olho na coceira nos pets

A piodermite canina é uma doença de pele muito comum, que origina pequenas falhas na pelagem, causada pela bactéria “estafilococos”, que faz parte apenas da flora bacteriana cutânea dos cães, não podendo contaminar outros animais e humanos.

Essa doença causa muita coceira e pústulas amareladas no início da cabeça, e com o passar do tempo, ocorre a queda dos pelos e a pele do cão pode ficar avermelhada, com crostas e com forte odor. Todas as áreas do corpo podem ser afetadas, mas na maioria dos casos, o tronco e o queixo são os mais prejudicados.

O diagnóstico é feito a partir da aparência, da localização das lesões e do histórico das ocorrências. Em alguns casos é feito uma cultura da pele para definir qual medicação será mais eficiente. 

Nos casos mais crônicos, onde houve alguma infecção bacteriana, parasitismo, alergia ou alguma anormalidade no sistema imunológico anteriormente, são requisitados outras análises, como testes de alergia, biópsias de pele e exames de sangue, para que obtenha o diagnóstico completo.

O tratamento é baseado na tosa do pelo, banhos com shampoo antisséptico, aplicação de pomada antibiótica, e antibióticos orais. Se o animal tiver com muita coceira, anti-histamínicos são indicados para que não haja mutilação e cirurgias corretivas só são realizadas em casos de dobras cutâneas.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X