De olho no peso do seu pet

1. 28 jul 2020
  2. 2055
De olho no peso do seu pet

Alimentação inadequada, falta de atividade física e predisposição genética estão entre os fatores que contribuem para aumentar o risco de obesidade nos cães. Estima-se que aproximadamente 59% dos animais no país sofram com esta situação, capaz de trazer uma série de doenças. A lista inclui, por exemplo, a diabetes, problemas ortopédicos, cardíacos e respiratórios.

A obesidade é resultado do excesso de energia obtido pela alimentação, em relação ao gasto energético do animal. Este desequilíbrio pode ter origem no próprio animal (doença, problemas comportamentais), mas também em fatores associados ao próprio tutor.

A obesidade canina é diagnosticada através do peso e da silhueta. Por definição, um cão obeso apresenta um acúmulo de gordura responsável pelo aumento do peso em pelo menos 15% a 20%, em relação ao seu peso ideal.

Na espécie canina é difícil definir um peso ideal, uma vez que este apenas foi estabelecido para os cães de raça. Dessa forma, é preciso se basear, principalmente, na observação e na palpação das costelas:

• costelas palpáveis, mas não visíveis: peso ideal

• costelas dificilmente palpáveis: excesso de peso

• costelas não palpáveis: obeso

Diagnóstico especializado

A obesidade requer o diagnóstico por parte do médico veterinário. São três as principais causas da obesidade canina:

•  Uma afecção sistêmica, como o Diabetes mellitus, a disfunção da tireóide ou das supra-renais (bastante raro) ou, com maior frequência, a administração contínua de progestágenos, utilizados para prevenção ou interrupção do cio das cadelas. É fundamental fazer o diagnóstico e tratamento destas afecções antes de iniciar um programa de emagrecimento do animal, sendo por isso essencial o acompanhamento médico veterinário.

• Um distúrbio comportamental grave, passível de aumentar consideravelmente a ingestão alimentar (bulimia), ou problemas como a agressividade, a desobediência ou comportamentos destrutivos, que levam o proprietário a manter o animal em casa, diminuindo assim o exercício físico deste. Em casos desta natureza recomenda-se a consulta à um clínico especializado em Medicina Veterinária Comportamental.

• Fatores relacionados ao proprietário, que por falta de disponibilidade para passear ou brincar com o cão, induz involuntariamente a um comportamento alimentar inadequado. É muito importante detectar e corrigir estes fatores de modo a restabelecer o peso ideal de forma duradoura.

Informações da Royal Canin