Blog

De quando vem a domesticação dos cães

  1. 11 jan 2017
  2. 3864
De quando vem a domesticação dos cães

De quando vem a velha relação entre homens e cães? A pergunta que inquieta muitos cientistas tem uma série de respostas, segundo as muitas pesquisas que buscam encontrar a origem da domesticação dos cães. Agora, um estudo recente traz mais uma luz para a questão. A domesticação dos cães começou muito antes do que se acredita e teria acontecido há mais de 27 mil anos, segundo a análise genética de um fragmento de um maxilar de um lobo siberiano com 35.000 anos.

Assim, os seres humanos teriam domesticado os cães há algo entre 27.000 e 40.000 anos, revelaram cientistas suecos, cujo trabalho foi publicado na revista Current Biology. Estimativas anteriores com base em análises de DNA sugerem que os ancestrais comuns dos cães modernos haviam se separado dos lobos há 16 mil anos, após a última idade do gelo.

A análise genética deste fragmento de maxilar, cuja datação de radiocarbono indica 35 mil anos, revela que este cão lobo de Taimyr representa o mais recente ancestral comum dos lobos e cães modernos.Para Love Dalen, do Museu Sueco de História Natural, um dos principais autores desta pesquisa, isso mostra que os cães podem ter sido domesticados muito antes do que geralmente se pensa.

Outra explicação

Em entrevista à imprensa, ele disse que a única outra explicação seria uma grande divergência ocorrida entre duas populações de lobos nesse período e que uma delas deu origem a toda a linha de lobos modernos. O cientista, porém, acrescenta, esta hipótese é menos provável, dado que isso implicaria na extinção da outra população de lobos em estado selvagem.

Análises de DNA também mostram que os cães Husky que vivem hoje em dia na Sibéria e na Groelândia têm um número elevado de genes comuns aos do cão lobo de Taimyr. Segundo os pesquisadores, estes últimos viveram apenas alguns milhares de anos após o desaparecimento dos neandertais na Europa e do aparecimento dos humanos modernos na Europa e na Ásia.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X