Blog

Dezembro Verde marca luta contra abandono de pets

  1. 17 Dez 2018
  2. 600
Dezembro Verde marca luta contra abandono de pets

Tem Outubro Rosa, Novembro Azul e outros meses marcados por cores a fim de conscientizar a população sobre o combate à determinada doença. Agora, vem o Dezembro Verde, que pede um não ao abandono de animais, uma prática que, apesar de criminosa, ainda persiste no país.  A campanha estimula a guarda responsável dos pets, já tendo a adesão de uma série de cidades brasileiras.

 A escolha do mês de dezembro foi justamente por ser o período em que o número de abandonos cresce em relação à média anual, principalmente por ser um período de férias, quando muitas famílias viajam e optam por rejeitá-los.

Há ainda outros fatores que motivam o abandono dos companheiros de quatro patas, como ninhadas inesperadas, animais de grande porte para espaços pequenos, alteração do nível econômico ou desemprego do tutor, mudança de endereço, perda de interesse ou comportamento problemático do animal, alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do dono ou cuidador, entre outros.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 30 milhões de pets abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, o que compreende a quase 4% dos cães abandonados no mundo.

A boa notícia é que uma série de cidades brasileiras já criaram legislações para evitar o abandono de animais, com multas e penalidades para quem cometer este tipo de crime

No Brasil, o abandono de animais é considerado crime e pode ser denunciado. A Lei nº 69/2014, diz que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão”. A prisão pode ser de até um ano ou com pena de multa por 120 dias..

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes