Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Animais que surfam, que andam de skate, tem aqueles que até esquiam e praticam natação. Tudo parece bem divertido, mas não é preciso realizar uma atividade tão extravagante para se exercitar ao lado seu animal doméstico. Segundo pesquisa da Associação Americana do Coração, conviver com um animal e ter uma rotina de exercícios com ele, em especial cães, promove a redução do risco de doenças cardíacas nos tutores.
A prática de exercícios regulares estimula nos animais a aceleração do metabolismo, melhora da respiração e colabora para a digestão dos alimentos. Veja três dicas bem legais para quem quer iniciar uma atividade física na companhia de um pet.
Existem algumas raças que não podem realizar atividades físicas intensas. A dica é se informar e sempre ir ao veterinário antes de iniciar qualquer atividade com seu animal. Para as pessoas que querem começar uma rotina com corridas leves, mas têm dificuldades com os puxões que alguns cachorros costumam dar, existe no mercado um peitoral de treinamento especial – conhecido como Easy Walk, que auxilia durante o processo e inibe o cão de puxar o condutor.
Para tutores que pretendem praticar caminhadas ou pequenas corridas com mais de um cão, uma ótima opção é utilizar a guia dupla, utilizada para a condução de dois cães ao mesmo tempo. Além de prática, esse acessório ajuda os cachorros a se orientarem melhor.
Outra dica de atividades entre tutores e cães são as brincadeiras com bolinha e frisbee, que podem ser feitas em parques ou áreas ao ar livre com bastante espaço. Além de divertidas, as atividades fazem com que o cão pratique exercícios e gaste energia de uma maneira bem agradável, sem estar preso à guia ou coleira. Vale lembrar que nesses casos é preciso cuidado em dobro.
O Disco Orka, por exemplo, é um brinquedo indicado para cães e tutores que adoram se exercitar em grandes espaços. Fácil de manusear, possui forma anatômica flexível, produzido com borracha sintética não tóxica.
Para brincadeira ao ar livre durante a noite, em sítio, praia ou parque o Bastão de Luz é uma opção inovadora. Na lateral do brinquedo há um botão que ao ser pressionado o stick fica piscando com luz LED verde brilhante, visível à metros de distância.
Os exercícios são ótimos, mas é preciso tomar alguns cuidados para eles não acabarem prejudicando, ao invés de ajudar a saúde do animal. Dias quentes durante o verão podem causar insolação ou desidratação no animal devido ao calor intenso. Para essas ocasiões a dica é incentivar o animal a consumir água antes do passeio e se possível durante. Por último, é recomendado que os exercícios comecem aos poucos, aumentando gradualmente, para que o animal se acostume com a prática do esporte.