Dicas para combater a queda de pelos nos cães

1. 24 out 2017
Dicas para combater a queda de pelos nos cães

Quem tem cachorro em casa, sobretudo aqueles de raças peludas como o Poodle e Cocker Spaniel, enfrentam no dia a dia uma dura rotina: a queda de pelos. Alguns animais, seja por problemas na alimentação, infecção de parasitas ou a frequência de banhos, costumam deixar um rastro pelos quatro cantos dos ambientes em que vivem, além de soltarem os pelos nas roupas ou mãos de seus donos.  O problema, é bom frisar, também pode atingir os animais de pelos curtos.

Como cuidar deste problema? O primeiro passo, ao sinal de queda acelerada de pelos, é buscar orientação veterinária. Com o diagnóstico preciso, você terá como enfrentar esta tarefa. Depois a melhor receita é atacar alguns itens fundamentais para jogar o problema para escanteio.

Um deles é redobrar os cuidados com a alimentação do pet, pois a falta de nutrientes de alguns alimentos e rações pode contribuir para a queda de pelos. Por exemplo, os alimentos muito secos exigem a ingestão de uma maior quantidade de água. O jeito é evitar este tipo de alimentação, bem como o uso de muitos produtos artificiais. Converse com o veterinário do seu pet sobre  melhor alimentação a adotar.

Outro cuidado é evitar a infestação de parasitas como pulgas e carrapatos.Coceiras e irritações provocadas por estes parasitas aceleram a queda de pelos nos cães, além,. claro, de trazer outros problemas de saúde.

A frequência de banhos é outro ponto de atenção na luta contra a queda de pelos nos pets. Claro, todo mundo quer um cachorro limpo e cheiroso, mas o excesso de banho pode trazer problemas ao deixar  a pele do animal mais seca. Isso faz com que o cão solte mais pelos. Um banho por semana ou um a cada 15 dias pode ser uma boa solução. Veja também com o veterinário quais são os melhores produtos (sabonetes e shampoos) para o seu pet.

Outra boa dica, embora nem todo mundo tenha tempo disponível, é fazer uma escovação diária no animal, evitando que os pelos se espalhem pela casa. Use também uma escova adequada para fazer esta tarefa, evitando ferir a pele do animal.