Blog

Dicas para evitar que o pet morda chinelos e sapatos

  1. 12 Mai 2021
  2. 922
Dicas para evitar que o pet morda chinelos e sapatos

Quem tem pet em casa, certamente, já viveu o drama de ter algum chinelo ou sapato destruído, afinal, ele faz essa travessura para chamar a atenção. Só que no lugar de agradar os tutores, essa prática gera uma boa dose de chateação, apesar de todo o amor que se tem pelos animais de estimação.

Apesar de acontecer quando os cães são mais novos, os ataques a chinelos e sapatos acontecem também em outras fases da vida do animal. Mudar isso não é tão fácil, mas existem algumas formas de evitar esse comportamento canino.

Uma das explicações para o fato de os cães comerem certos objetos é a necessidade de dissipar toda a energia que possuem, fazendo da prática de roer uma saída para isso. Além disso, existem outros motivos para esse comportamento.

Um deles está ligado a dores na gengiva, sobretudo, nos primeiros meses de vida do animal. Nesse caso, o hábito de morder pode ajudá-lo a aliviar as dores que sente. Então, nessa fase, nada de deixar objetos como sapatos e chinelos de bobeira.

Outro risco é se o cachorro estiver com estresse ou tédio, o que pode acontecer pela falta de espaço para brincar ou pela ausência do passeio diário. Com isso, o ato de morder as coisas se transforma em um divertimento.

A ansiedade ou a saudade pela ausência do tutor também pode levar o animal a roer chinelos e sapatos, uma forma de lembrar do seu dono.

O primeiro passo é entender os motivos e os comportamentos que levam seu cachorro a fazer isso, por exemplo: como chegou até o chinelo? Qual a frequência que ele faz isso? Só faz quando está presente? Será que ele quer atenção?

Esteja alerta para a reação dele ao receber uma bronca: primeiro observe, depois reaja. Veja algumas dicas que podem ajudar:

Brinquedos: certifique-se de que sempre tenha brinquedos que seu animal goste para se distrair, isso fará com que ele perca o interesse nos chinelos e sapatos.

Espalhe comida: deixe a comida espalhada em alguns locais pela casa, ele vai se exercitar e se acalmar

Diga não: se ele for para cima de seu chinelo ou sapato, diga não, evite que ele queira atrair sua atenção com isso, se pegar, ignore-o.

Ansiedade: se ele sentir muita falta de você, deixe uma camiseta, ou uma blusa por perto para que ele sinta seu cheiro, isso irá acalmá-lo.
 

Deixe um Comentário

X