Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Qual dono de pet que nunca viveu o drama de ver o seu pet se coçando o tempo todo? Sim, praticamente, todos, pois coçar está na lista dos hábitos mais comuns dos cachorros. Por isso, o tutor deve ficar bem atento à saúde do animal, e procurar saber quais os motivos que levam o cão a fazer isso o tempo todo.
Uma coisa certa a fazer é não descuidar nunca da higiene e do ambiente em que o animal vive. No primeiro caso, basta seguir a rotina regular de dá um banho semanal no pet. No segundo, você só precisa caprichar na limpeza do espaço onde o cão vive.
Os parasitas, como pulgas, carrapatos e piolhos, por exemplo, são alguns dos principais inimigos dos pets, fazendo com que eles tenham que conviver, muitas vezes, com uma coceira crônica.
Apesar de muito incômodo para o pet e também para os tutores, o controle dos parasitas não chega a ser tão complicado assim. Usar sempre antiparasitários é o caminho para evitar uma possível infestação. Se isso ocorrer, o processo fica mais complicado, necessitando, às vezes, da higienização e dedetização do ambiente.
A presença de ácaros e insetos no ambiente onde o pet vive também é outro motivo que provoca aquela coceira chata. Novamente, a solução é higienizar bem as roupas e acessórios dos animais, incluindo a aspiração do local. Também é bom se acostumar a trocar roupas e camas dos animais a cada 12 meses.
Outro fator que faz o pet se coçar o tempo todo é a dermatite atópica, que provoca uma reação alérgica no animal. Os machucados gerados pela coceira crônica podem gerar um quadro de infecção.
O tutor também precisa ter cuidado com os fatores ambientais e as alterações na rotina alimentar do animal, que geram o quadro de coceira.