Hipertireoidismo felino
- 17 mar 2022
- Nenhum
Tudo bem que este final de ano, Natal e passagem de ano, serão bem diferentes. Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, devemos evitar as comemorações presenciais. Mas uma coisa é certa: os foguetes e rojões devem fazer muito barulho como sempre. E para os pet este é um grande problema.
Se você já tem um pet ou conhece alguém que tenha, provavelmente sabe do medo – alguns têm verdadeiro pavor – que eles tem do barulho de fogos de artifício e rojões em dias de festas.
Cães e gatos têm a audição bastante sensível e potencializada em até seis vezes mais em relação à audição humana. Por isso, os barulhos extremamente altos podem além de assustá-los, acabar colocando-os em situações perigosas.
O fato de não entenderem do que se trata tamanho barulho, tende a assustar e fazer com que tentem se esconder ou “fugir” daquele incomodo. Por isso, nas festas de final de ano é sempre bom manter o seu animal em um local que ele se sinta seguro e acolhido.
Escolha um lugar que não tenha objetos ou móveis que possam machucar seu pet. É importante que seja arejado, livres de grades que possam ferir o pet e sem coleiras para evitar que se enforquem. Outro fator importante é não manter em um lugar muito pequeno, pois pode deixar o pet acuado e piorar ainda mais o medo dele.
Faça o possível para abafar a entrada de som. Tente colocar toalhas e cobertores em portas e janelas e inserir algodão no ouvido do pet. Também vale manter uma televisão ou som ambiente para distrai-lo.
Deixar brinquedos de pelúcia e brinquedos que podem ser recheados com comidas e petiscos são boas opções para entreter e distrair eles durante a queima de fogos de artifício.
O ideal nessas situações de festas de fim de ano e dias de jogos importantes é não deixar o pet que já tem histórico de medo sozinho. Mas, se não tiver jeito, esteja atento ao lugar que o pet vai ficar na sua ausência. É importante restringir o local para evitar que ele se machuque com objetos ou móveis pela casa. E também para evitar que eles consigam fugir da casa.
Se o pet for acostumado a ficar no lado de fora da casa, é bom nessa situação levar ele para a parte interna. E escolher o local mais seguro para ele.
Alguns animais ainda mais frágeis do que cães e gatos, como pássaros e animais silvestres, chegam a morrer em razão dos fogos de artifício devido a paradas cardiorrespiratórias. Os pássaros, portanto, devem ficar de preferência em locais onde o som seja abafado e coberto.