Blog

Dicas para um bom passeio com o seu pet

  1. 08 Out 2021
  2. 156
Dicas para um bom passeio com o seu pet

Na vida dos tutores de pets, uma série de atividades faz parte da rotina diária. Assim como os cuidados com a saúde e a alimentação, o passeio entra como compromisso vital para o desenvolvimento e a socialização do animal.

Só que a atividade não envolve só pegar o animal, colocar a coleira e sair pelas ruas. O passeio do seu cão também precisa de planejamento e muita atenção.
Veja alguns pontos importantes para que esse hábito seja bem feito todos os dias, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC):

Equipamentos: Antes de sair de casa, verifique as condições dos equipamentos a serem utilizados no passeio, como a coleira, guia, peitoral, entre outros. Ajuste bem o equipamento, nem muito apertados e nem com muita folga, o que pode facilitar a fuga, causando um possível acidente como atropelamentos, perseguições a gatos e brigas com outros cães;

Horários - Cuidado com os horários de passeio! Dê preferência sempre aos horários de temperatura mais amena. É importante reforçar que os cães não transpiram como os humanos, então sempre que possível, realize os passeios das 6h às 8h da manhã ou após às 17h. Lembre-se: seu cão normalmente não usa calçados! Um piso quente pode causar queimaduras nas patas de seu cão.
 
Vacinas - A carteirinha de vacinação do seu cão deve estar em dia! Normalmente quando vamos passear com nossos cães costumamos utilizar vias públicas onde outros animais doentes também podem transitar. As vacinas múltiplas (V8-V10) são recomendadas, assim como as vacinas para leishmaniose, giardíase e tosse. A recomendação é que seu cão se consulte regularmente com o médico veterinário de sua confiança.

Vermifugação e antiparasitários externos - Seguindo as recomendações do seu médico veterinário de confiança, mantenha a vermifugação, assim como uso de antiparasitários externos (pulgas e carrapatos), também em dia. É comum que o passeio seja realizado em locais públicos, por isso o uso desse tipo de produto ajuda a prevenir doenças causadas por pulgas, carrapatos e vermes. Além disso, o uso desses medicamentos, recomendados por um médico veterinário, ajuda na prevenção não apenas do seu cão, mas de outros que compartilham o mesmo espaço, incluindo humanos, uma vez que existem doenças que podem ser transmitidas a nós (zoonoses).

Recolha as fezes do seu cão - Leve sempre uma sacola plástica ou um dispositivo encontrado em lojas especializadas que contém sacos plásticos específicos para recolhimento das fezes. Além de demonstrar educação, você ajudará a manter sua cidade limpa, ajudará na prevenção de doenças e impedirá desagradáveis “pisões” por outras pessoas nos dejetos deixados pelo seu melhor amigo.

Deixe um Comentário

X