Blog

Filhotes exigem todo o cuidado do mundo!

  1. 03 jun 2020
  2. 1534
Filhotes exigem todo o cuidado do mundo!

A chegada de um filhote de pet sempre é motivo de muita alegria para todos da casa. Só que para que o animal vive bem e cresça saudável o tutor precisa cumprir uma longa rotina. Nos primeiros meses, mais do que nunca os pequenos animais precisam de cuidados especiais.

E isso vai da alimentação ao conforto para descansar. Veja alguns pontos indispensáveis para os primeiros meses de vida do pet:

Alimentação - No caso dos filhotes, recomenda-se uma alimentação à base de rações. Elas estão disponíveis em diversos tipos (secas, semi-úmidas ou úmidas. E também se apresentam em vários sabores. Para escolher certo, a receita é conversar com o veterinário na primeira consulta do pet. Até um ano de idade, os filhores costumam se alimentar de três a quatro vezes por dia.

Banho - Quando o cãozinho completar 45 dias de idade, o banho pode começar a ser dado com sabão de coco e shampoo neutro não inseticida. Para raças de pelo longo, pode ser feito uso de condicionadores a fim de desembaraçar a pelagem.

Banhos contra pulgas utilizando produtos inseticidas não podem ser dados em filhotes com menos de 6 meses. Caso ele tenha pulgas, a indicação é usar sabonetes de enxofre.

Cuidados com a pelagem - A escovação diária é indicado para retirar pelos mortos e poeira. Também ajudar a combater os parasitas, como pulgas e carrapatos.

Cama para cachorro - Use uma cama confortável para garantir que o filhote tenha um bom descanso, sobretudo, nos dias frios para manter o animal aquecido.

Dentição - A troca de dentes do cão começa com 3,5 meses de idade e termina aos seis. É recomendado fazer uma limpeza periódica no dentes do filhotes para evitar a formação de tártaro. Isso pode provocar mau hálito e a perda precoce de dentes.

A escovação é indicada para cuidar da higiene bucal do seu pet. Ela deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana e pode ser substituída por um pedaço de algodão passado nos dentes. Para estimular o ato de roer e a escovação natural, vale oferecer ao cão pedaços de cenoura crua ou ossos artificiais.

Vermifugação - Como a mãe pode transmitir vermes aos filhotes, é recomendado vermifugar a fêmea antes do acasalamento como medida preventiva. Quanto aos filhotes, para que eles fiquem livres de vermes, devem receber a primeira dose de vermífugo com 30 dias de idade, a segunda com 45 dias e a terceira com 60 dias.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X