Blog

Fique atento na hora de limpar as orelhas do seu pet

  1. 30 jan 2020
  2. 1984
Fique atento na hora de limpar as orelhas do seu pet

O banho semanal, a tosa regular (se o animal for peludo), o cuidado com os olhos, o corte das unhas são alguns dos itens cruciais na agenda de higienização dos pets. São cuidados vitais para a saúde e o bem-estar dos animais . Nesta tarefa de manter o peto bem limpo e asseado, uma coisa não pode faltar: a limpeza das orelhas.

A boa higienização das orelhas de cães e gatos é fundamental, pois previne o aparecimento de doenças como infecções e otites. Sem contar que a falta de higiene nas orelhas, além de gerar mau cheiro, pode colocar em risco o aparelho auditivo dos animais.

As inflamações no canal auditivo provocado pelas otites causam uma série de problemas para os pets. A lista inclui, por exemplo, a perda temporária da audição, coceira constante, vermelhidão e até um forte odor nas orelhas dos animais. Isso é mais grave, claro, em cães de raças com orelhas longas, por reter mais sujeiras e concentrar mais umidade.

Então, nesta hora, é preciso ter uma boa dose de cuidado. Uma limpeza bem feita exige cautela para não empurrar a cera do ouvido e prejudicar a saúde do pet. Outro fator importante de observar antes da higienização acontecer é ter paciência para que os animais não se estressem e encarem esta hora como uma coisa ruim.

Veja algumas dicas importantes na hora de fazer a higienização das orelhas do seu pet:

• Fique atento ao acúmulo de sujeira e umidade nas orelhas do seu pet, fazendo uma checagem na hora de sua higienização:

• Sempre observe se não há feridas, fungos, sangue, secreções ou se a cor do canal auditivo está diferente. Esta região tem um tom rosado. Qualquer problema, o melhor caminho é consultar um veterinário;

• Na hora de limpar, use algodão ou gaze para secar a parte interna das orelhas e retirar os restos de cera acumuladas nas paredes auditivas. Só tome cuidado para não machucar o animal;

• Nada de usar cotonetes ou objetos pontiagudos, pois eles podem machucar o pet e prejudicar sua saúde auditiva.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X