Blog

Fique de olho no peso do seu gato

  1. 20 abr 2017
  2. 2543
Fique de olho no peso do seu gato

Considera-se que um gato possui sobrepeso quando se encontra de 15 a 20% acima do seu peso ideal. A obesidade é definida como 30% a 40% acima do peso ideal. A melhor forma de estabelecer se o gato apresenta ou não excesso de peso é através do seu índice de condição corporal, utilizando a observação e a palpação.

O primeiro passo é observar o animal para identificar as alterações na sua silhueta. Para isso, você precisa ver o gato de lado e de cima. Você consegue perceber de forma evidente os ossos? A “cintura”? A separação entre tórax e abdome?

Você deve também comparar o perfil do animal examinado com o de outros gatos. Outro caminho é ver as fotografias, sempre a melhor opção porque fornecem uma imagem clara e tornam mais fácil para o proprietário perceber se o seu gato se encontra no peso ideal ou não.

Palpação da gordura superficial - A palpação deve ser feita com cuidado, sem exercer muita pressão. Com a palma das mãos paralelas ao tórax do animal, você consegue sentir e contar as suas costelas? Verifique também a coluna vertebral e região lombar. Neste caso, veja se consegue sentir as vértebras e os músculos lombares do animal.

Na região inguinal, veja se consegue sentir uma “bolsa” de gordura entre as pernas do animal. Uma coisa importante é saber que a observação é menos confiável no caso de gatos de pelo longo ou de pêlo muito denso, pois tendem a apresentar uma silhueta mais arredondada.

Índice de condição corporal - A classificação foi estabelecida com base num sistema de 5 pontos. O animal é colocado na categoria que melhor corresponde aos critérios relevantes. Por exemplo, observação/palpação dos ossos:

# peso ideal (3/5); ossos não visíveis, mas costelas palpáveis;
# excesso de peso (4/5); costelas palpáveis, mas impossíveis de
contar; e
# obeso (5/5): costelas não palpáveis.

Perguntas e respostas

Por que não devemos apenas pesar o gato?

Ao contrário do homem, não existe uma fórmula com a qual se calcule o peso ideal de um gato em relação ao seu tamanho. Por exemplo, um gato muito magro de uma raça grande pode pesar cerca de 4 quilos, assim como um gato obeso de uma raça pequena. Existe uma enorme variação entre os gatos mestiços comuns. Uma vez que o índice de condição corporal identifica a quantidade de gordura presente, fornece respostas essenciais.

Quem pode estabelecer o índice de condição corporal?

O médico veterinário ou um auxiliar de veterinária treinado para isso podem estabelecer o índice, uma vez que o sistema por si demonstra claramente os parâmetros de peso. Este exercício também pode ser sugerido ao proprietário, de modo a que obtenha responsabilidade ativa no excesso de peso do animal. O resultado será utilizado pelo Médico Veterinário para determinar o peso ideal do gato.

Como proceder se o gato for difícil de manipular?

O gato com excesso de peso normalmente é menos móvel e mais passivo, sendo assim mais fácil de manipular. Contudo, de forma a se reduzir os níveis de stress na clínica, indica-se deixar o gato explorar o ambiente antes de ser abordado.

A utilização de ferormônios calmantes na caixa de transporte e nas mãos pode ser benéfica. Se o gato é muito agressivo, o índice de condição corporal pode ser avaliado em casa, pelo proprietário.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X