Blog

Gatos: nada de leite na sua alimentação

  1. 10 nov 2017
  2. 2844
Gatos: nada de leite na sua alimentação

Muita gente, claro, já colocou um prato de leite para alimentar um gato. Sempre imaginando que este é um alimento perfeito para os bichanos. Engana-se no entanto quem costuma fazer esse tipo de ação, pois muitos felinos, após o desmame de suas mães, sofrem de intolerância à lactose. Ou seja, de alimento considerado saudável, o leite de vaca pode se tornar um dos grandes inimigos na hora da alimentação dos gatos.

Não é recomendado. As vacas são animais herbívoros, enquanto os gatos são carnívoros, o que faz com que os nutrientes do leite da vaca sejam diferentes das necessidades de nutrientes dos gatinhos. Um filhote de gato provavelmente ainda não terá a intolerância à lactose, contudo, não faz sentido alimentá-lo com um leite que não atende às suas necessidades, certo?

A ingestão do alimento pode trazer um sério problema de desnutrição para os animais, causado por diarreia e vômitos. A intolerância ocorre na fase de crescimento do animal, que reduz a produção da enzima necessária para digerir a lactose.  Ou seja, o acúmulo da lactose gera o mal-estar.

Embora para uma minoria de gatos o problema não aconteça, especialistas recomendam que os donos não usem o leite na alimentação dos animais. Para eles, o leite não é um alimento essencial para os felinos que já deixaram de mamar. Os veterinários recomendam  que, no lugar do leite, se use uma ração úmida na alimentação, rica em nutrientes benéficos aos bichanos e formulada em sabores especiais para agradarem ao paladar dos gatos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X